Russos desenvolvem super avião cargueiro para o programa espacial
Os russos estão trabalhando no projeto de um novo cargueiro de grandes dimensões, voltado para o transporte primário de componentes espaciais. O avião que está sendo desenvolvido a pedido da Roscosmos, a agencia espacial da Rússia, será baseado no Ilyusin 96-500, com uma solução hibrida entre o Airbus Beluga e o Super Guppy.
A Roscosmos está trabalhando em parceria com a OAK (UAC, na sigla em inglês) para desenvolver o Il-96-500T, que terá a seção superior da fuselagem extensamente modificada e a adoção de uma porta dianteira integral. O modelo será utilizado para transportar seções completas de foguetes para o centro espacial de Vostochny.
No total, a OAK pleneja construir 16 Il-96-500T, entre 2026 e 2034, sendo quatro destinados a Roscosmos, outros seis construídos para o Ministério da Defesa, que deve empregar os aviões em transporte de veículos e sistemas de misseis completos, além de outros seis destinados a operação comercial, através da empresa de leasing Ilyushin Finance Co. Esses últimos podem ser utilizados especialmente no transporte de componentes do avião comercial de fuselagem larga CR929, desenvolvido em parceria com a China.
Ainda que a produção do Il-96 esteja ativa, com média de uma aeronave produzia ao ano, possivelmente o avião será desenvolvido a partir de células já construídas, similar a estratégia da Boeing com o 747 Dreamlifter, que foi montado sob aviões que já estavam em serviço. O objetivo será agilizar o projeto e reduzir os riscos, além de aproveitar aviões relativamente novos.
Um dos destaques do Il-86-500T é sua grande capacidade volumétrica, superior ao do Antonov 124, ainda que a capacidade em toneladas seja inferior. O objetivo é utilizar o novo avião em operações que exijam amplos espaço interno, com cargas com baixo peso total, como estruturas de foguetes, que quando não estão abastecidos são relativamente leves.
Fonte: Aero Magazine 25/04/2019