Indústria

Registro obrigatório para drones deve ser aprovado nos EUA até fim do ano

Um sistema de registro obrigatório para drones está em vias de entrar em vigor nos Estados Unidos após uma força tarefa da indústria entregar suas propostas para tal no último sábado (21).

O grupo, que incluiu representantes do Google, Amazon e outras 23 organizações que usam e produzem drones, foram solicitados há cerca de um mês para organizarem uma proposta.

Agora, a Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) e o Departamento de Transporte (DOT) estudarão as recomendações além de uma série de indicações do público antes de anunciar uma regra provisória. Segundo o DOT, isso deve acontecer em dezembro e deverá entrar em vigor logo após ser publicado.

Tanto FAA e DOT concentram esforços para obter um sistema de regras, pois ambas se preocupam com a possibilidade dos milhares de drones que podem ser dados como presentes durante o Natal, podendo levar a uma série de acidentes envolvendo os veículos não tripulados. 

Drones já viraram notícia por terem interferido nas operações contra incêndio, por terem sobrevoado muito próximo de aeroportos e aviões e levarem contrabando para prisões nos Estados Unidos.

A FAA não detalhou as recomendações submetidas pelo grupo, senão a necessidade de registrar drones que pesam a partir de 250 gramas. O registro deverá ser feito online, cobrir vários drones pertencentes a uma mesma pessoa e proprietários teriam de anexar o seu número de inscrição para seus VANTs (veículos aéreos não tripulados).

O que não mudaria são as atuais regras para drones de uso pessoal para fins de entretenimento. Nos Estados Unidos, as regras são relativamente brandas se a aeronave se manter abaixo de 120 metros e se manter a 93 km de aeroportos. 

Regras dedicadas a voos comerciais de drones também estão sendo formuladas pela FAA, mas sob um processo um pouco mais longo que não deve ser completado até 2017.

No Brasil, a legislação determina que é preciso autorização para operar qualquer aeronave, com exceção de aeromodelos para fins recreativos. 

Fonte/ Imagem: IDG News Service (23/11/2015)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo