Indústria

Praetor 500, nova aeronave, é certificado pela ANAC

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitiu, nesta segunda-feira (12/8), a aprovação da aeronave Praetor 500 da Embraer, com capacidade para até 10 passageiros. O projeto da aeronave é uma derivação do Legacy 450, certificado originalmente em 2015. A certificação foi entregue à Embraer nesta terca-feira (13/8) durante a Labace, feira de aviação realizada no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Assim como o Praetor 600, o outro membro da família que aprovado em abril deste ano, o Praetor 500 oferece características diferenciadas em relação às aeronaves da sua categoria, especialmente em relação a avanços tecnológicos, incluindo, por exemplo, tecnologia Full Fly-by-Wire, redução ativa de turbulência e altitude de cabine de 5.800 pés.

O alto desempenho do Praetor 500 em voo permite um alcance de até 3.250 mn (6.019 km) e velocidade máxima de cruzeiro de 856 km/h. A aeronave oferece uma boa combinação de desempenho, conforto e tecnologia.

O projeto envolveu o aumento da capacidade dos tanques de combustível e o consequente aumento do alcance, bem como a ampliação da carga paga em relação ao Legacy 450. A aeronave teve a extremidade da asa modificada para refino estético e redução do arrasto.

O processo de certificação iniciou-se em agosto de 2018 e durou aproximadamente um ano, envolvendo por volta de 30 especialistas da Gerência-Geral de Certificação de Produtos Aeronáuticos da Superintendência de Aeronavegabilidade (GGCP/SAR) da ANAC, além de interações com autoridades estrangeiras como FAA (Estados Unidos) e EASA (Europa).

Fonte: ANAC 13/08/2019

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo