Panorama da ABEAR chega à 6ª edição com novidades
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) apresenta o Panorama 2017, conjunto de dados, informações e análises do transporte aéreo. Nesta sexta edição, a publicação traz algumas novidades, como um levantamento conduzido pela ABEAR para a criação de oito indicadores de desempenho do sistema aeronáutico brasileiro. Por meio deles, é possível levantar pontos de ineficiência que serão disponibilizados para as autoridades aeronáuticas e companhias aéreas, com o objetivo de aprimorar a operação do transporte aéreo regular de passageiros e cargas.
Precificação do combustível
O Panorama 2017 traz, ainda, um aprofundamento na análise da precificação do querosene de aviação (QAV) no Brasil, mostrando como a exagerada tributação sobre o combustível dos aviões faz com que ele seja cerca de 40% mais caro por aqui do que em países com a aviação comercial mais madura, como os Estados Unidos. Essa diferença inibe o desenvolvimento do transporte aéreo e, consequentemente, da economia nacional.
Estatísticas e Qualidade de Serviços
Como de costume, o Panorama da ABEAR traz na edição de 2017 as estatísticas básicas do setor (como funcionários e frota) e comprova como a aviação comercial brasileira está entre as melhores do mundo em quesitos como pontualidade, manuseio de bagagens e atendimento nos aeroportos. A publicação também mostra a crescente contribuição das companhias aéreas brasileiras para o transporte gratuito de órgãos, itens e equipes médicas para transplantes, além de trazer uma atualização da importância do setor, em números, para a geração de empregos, renda e produção do país.
Acesse a publicação aqui.
Fonte: ABEAR – 28/08/2018