Indústria

Evento reunirá agências que monitoram RVSM no mundo novamente no Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, o encontro anual das chamadas “Agências Regionais de Monitoração” (RMA – Regional Monitoring Agency) – organismos acreditados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) para monitorar as operações RVSM (em português, Separação Vertical Mínima Reduzida) dos voos em suas respectivas regiões – será realizado no Brasil.

Promovido pelo DECEA, por meio da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI), a 13ª Reunião do Grupo de Coordenação das Agências Regionais de Monitoração ocorrerá em Salvador, Bahia, nas instalações do Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica – CEMCOHA. De 11 a 15 de junho as agências que compartilham as responsabilidades da supervisão dessas operações no espaço aéreo global debaterão os desafios e as necessidades atuais da atividade, bem como apresentarão o resultado das avaliações regionais de 2017.

Requisitos mínimos de monitoramento, certificação RVSM de aeronaves, técnicas de avaliação de segurança, metodologias de avaliação de riscos verticais, coordenação entre RMAs, intercâmbio de dados, requisitos de regulamentação e conformidade, dentre outros assuntos, constam da agenda do evento que tem por propósito maior o intercâmbio de experiências e a busca pelas soluções mais eficientes para o monitoramento do RVSM, conforme preconizado pelo DOC9937 ICAO.

A Agência de Monitoração para as Regiões do Caribe e América do Sul (CARSAMMA – Caribbean and South America Monitoring Agency) – organização sediada no Brasil responsável uma região que abrange 34 Regiões de Informação de Voo, estendendo-se do Golfo do México à Patagônia – será mais uma vez a agência anfitriã do evento. As demais doze RMAs em operação no mundo foram convidadas.

Fonte: DECEA – 29/05/2018

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo