Indústria

Entrega de Aeronaves de Aviação Geral aumenta 3,2%

No último relatório trimestral divulgado em 13 de novembro, pela Associação de Fabricantes de Aviação Geral – GAMA (sigla em Inglês) – foi registrado um aumento de 3,2% de aeronaves entregues até o fim do mês de setembro de 2017 comparado com o mesmo período de 2016. No total foram entregues 2.187 unidades, entre aeronaves convencionais, turboélices, jatos e helicópteros, somando um valor de US$ 15,8 bilhões. Mesmo com o aumento no número de unidades entregues, o valor somado em 2017 foi menor que no ano anterior devido ao maior crescimento de entregas de modelos de aeronaves com menor valor de venda. Como por exemplo, as aeronaves convencionais, que registraram um aumento de 4%.

Figura 1: Unidades entregues de janeiro a setembro, por tipo de aeronave.

A América Latina apresentou uma queda de 17,1% em relação ao mesmo período de 2016, o Brasil representa grande influencia nesse número. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), em 2016, das 35 aeronaves entregues na América Latina, 24 foram no Brasil. Já em 2017, segundo dados do IBA, das 29 aeronaves entregues no período, 24 foram no Brasil.

Já a América do Norte, representando 75% do total, liderou o volume de entregas, puxada principalmente pelos EUA, com a volta do aquecimento da economia Americana, onde é a primeira vez em três anos que o Produto Interno Bruto (PIB) cresce ao menos 3% por dois trimestres seguidos.

Figura 2: Unidades entregues de janeiro a setembro, por região.

Fonte: Instituto Brasileiro de Aviação, dados GAMA 22/11/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo