Engenheiros apresentam drone que poderá carregar pessoa
Drone tripulado
Engenheiros da Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia da Rússia, em parceria com a empresa Bartini, apresentaram um primeiro protótipo do que deverá ser essencialmente um drone grande o suficiente para levar pessoas.
A Bartini planeja financiar o restante do desenvolvimento do que ela chama de “táxi aéreo pessoal” para apresentar o veículo ao mercado comercial até 2020.
O táxi aéreo funcionará com três princípios principais: propulsão elétrica, asas móveis e decolagem e aterrissagem verticais.
O quadricóptero decola verticalmente como um helicóptero e depois acelera em um plano horizontal girando seus propulsores perpendicularmente à fuselagem para que ele possa continuar voando como um avião. O pouso ocorre na ordem inversa, operando nos mesmos princípios.
“As funções de um quadricóptero, uma asa voadora e um convertiplano foram todas implementadas em nosso veículo elétrico voador,” disse Vitaly Salatov, coordenador técnico da equipe.
O protótipo tem a escala de 1:2. O corpo é feito de materiais poliméricos e fibra de carbono, com o aço se restringindo aos eixos dos motores. Estes, por sua vez, são acionados por baterias de lítio.
Pesando 60 kg, o protótipo atingiu 200 km/h, operado por controle remoto.
Fonte: Inovação E Tecnologia 12/11/2018.