Indústria

Dilma nomeia ex-ministro da Previdência para Aviação

Às vésperas da votação no plenário do Senado Federal da admissibilidade do processo de impeachment, que poderá afastar Dilma Rousseff, a presidente nomeou o petista Carlos Gabas como ministro da Secretaria de Aviação Civil.

Gabas era ministro da Previdência até a pasta ser fundida com o ministério do Trabalho no ano passado. No novo arranjo, ele foi nomeado secretário de Previdência Social.

A decisão de deslocá-lo da Secretária de Previdência Social, sem status ministerial, para a pasta foi publicada na edição desta sexta-feira (29) do Diário Oficial da União. Ontem, a saída do Ministro da Saúde, Marcelo Castro, deputado pelo PMDB-PI, também foi publicada. Não foi nomeado substituto para a pasta.

Segundo a Folha apurou, Gabas está em São Paulo em reuniões administrativas, e sua equipe ficou surpresa com a nomeação, que não foi informada previamente. Sua tarefa será apresentar o calendário para a concessão de quatro aeroportos, que o governo pretende lançar até a data do afastamento. A concorrência deve ocorrer até setembro.

O Diário Oficial também mostra um troca de presidente na estatal INB (Indústrias Nucleares do Brasil). Ivan Taveira Martins deixou o cargo, que será ocupado por Álvaro Luís de Souza Alves Pinto.

Também foram exonerados os secretários-executivos, segundo cargo na hierarquia, dos ministérios da Integração Nacional, Carlos Antonio Vieira Fernandes, e das Cidades, Elton Santa Fé Zacarias. Esses dois ministérios estavam sob o comando do PP e do PSD, partidos que deram a maioria dos seus votos a favor do impeachment da presidente na Câmara.

Fonte: Folha de S. Paulo 29/04/2016

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo