Daher apresenta o novo TBM 940 em feira de aviação na Alemanha
A fabricante Daher anunciou que a mais recente versão do modelo turboélice TBM faz a sua estreia pública durante a feira de aviação geral Aero Friedrichshafen, na Alemanha.
Esta nona evolução é caracterizada por um maior nível de automação na cabine. Alinhado com a estratégia de introduzir maior funcionalidade para melhorias de segurança operacional, o TBM 940 possui um sistema automatizado de detecção de aceleração e congelamento.
O sistema autothrottle integrado automatiza o controle de potência e o monitoramento do motor. Totalmente integrado com o piloto automático da aeronave, diminui a carga de trabalho. Durante a fase de subida, o piloto não precisa mais ajustar continuamente o acelerador para alcançar o torque ideal, proporcionando maior segurança em voo e proteção adicional para o motor.
Além disso, os parâmetros agora são exibidos em um indicador de motor inteligente intuitivo na cabine de voo Garmin G3000 que apresenta os limites com códigos de cores diferentes para torque e temperatura da turbina.
O sistema de detecção de congelamento automático fornece proteção automatizada enquanto mantém o piloto totalmente focado. Quando a formação de gelo é detectada por um sensor montado externamente e o piloto não agir, o sistema automático ativará os dispositivos de degelo na fuselagem, pára-brisas, propulsor e no separador de partículas do motor. Uma mensagem é exibida pela aviônica, avisando o piloto para apagar a ativação automática e reverter para o modo de controle manual.
Na cabine do TBM 940, um interior aprimorado combina conforto e estética com assentos reprojetados e a adição de comodidades práticas. Entre elas está uma nova prateleira central com armazenamento lateral e portas USB, elevando o número total de entradas disponíveis para passageiros a seis, com três para pilotos.
A empresa espera fechar cerca de 25 pedidos para esta versão durante o evento.
Fonte: Flap Internacional 12/04/2019