Indústria

Avianca é autorizada a operar em condições restritas em Guarulhos

A Avianca Brasil, quarta maior empresa aérea brasileira, foi certificada e recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar no Aeroporto de Guarulhos GRU Airport, pousos em condições visuais mais restritas, de até 200 metros. Com essa certificação, a Avianca torna-se a primeira e única do país a poder operar voos domésticos em Guarulhos, mesmo em momentos de nevoeiro.

“Essa certificação reduzirá a necessidade de alternarmos ou cancelarmos voos em função do mau tempo. Ou seja, teremos condições de manter a programação original, minimizando o desconforto que aquele tipo de situação costuma causar”, afirmou o diretor de operações de voo da Avianca Brasil, Norberto Raniero. 

O processo de certificação da Avianca Brasil levou quatro anos, iniciado em setembro de 2012, mesmo antes de o Brasil possuir um aeroporto homologado para funcionar com essa categoria de aproximação. 

A empresa cumpriu todos os preceitos regulatórios. Na etapa final, realizou cem aterrissagens simuladas no aeroporto de Guarulhos, que permitiram a conclusão do processo na Anac, em 20 de maio.

No dia 29 de maio do ano passado, o GRU Airport obteve a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar o Sistema de Pousos por Instrumentos – Categoria III-A, ou do inglês ILS (Instrument Landing System).

 A Avianca pretende obter a mesma certificação em outros aeroportos do país, à medida que cada um também passe a ter a certificação.

Fonte: Valor 24/05/2016

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo