Indústria

ANAC recebe Seminário sobre Certificação de Aeródromos

Entre os dias 9 e 11 de outubro, está sendo realizado no Centro de Treinamento da ANAC o “Seminário e Workshop sobre Avaliações da Segurança Operacional e de Compatibilidade de Certificação de Aeródromos (Taller sobre Evaluaciones de Seguridad Operacional y de Compatibilidad para processos de Certificación de Aeródromos). 

O evento tem como objetivo discutir a implementação dos Procedimentos para Serviços de Navegação Aérea em Operações de Aeródromos (PANS-AGA) no âmbito dos Estudos de Compatibilidade e Análise de Segurança Operacional. Esses estudos visam a endereçar eventuais não conformidades em relação às práticas recomendadas (SARPS) do Anexo 14 (aeródromos) da Organização Aviação Civil Internacional (OACI) e, assim, viabilizar a certificação operacional de aeródromos.

A abertura do evento foi feita pelo Diretor Paes de Barros, que ressaltou a importância da certificação de aeródromos e o seu avanço no Brasil. “Hoje temos 27 aeródromos certificados que, juntos, processam 98% dos passageiros de voos internacionais no país”, afirmou o Diretor. Participaram do evento representantes de autoridades de aviação civil e operadores de aeródromos de 6 países (Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Uruguai e Venezuela), Fabio Salvatierra, Oficial Regional da OACI na América Latina, representantes da Airbus e de operadores de aeródromos no Brasil, além de profissionais do Departamento de Controle Aéreo (DECEA) e servidores da ANAC.

O Brasil é referência na região por ser representante da América do Sul no Painel da OACI que trata de Design e Operações de Aeródromos (ADOP – Aerodrome Design and Operations Panel), além de ter tido participação importante nos grupos de trabalhos que elaboraram o PANS-AGA. Por isso, o evento permite que o país troque experiências com outros Estados e forneça subsídios para que a certificação operacional na região avance, alinhando-se assim com a política da OACI de impulsionar o desenvolvimento igualitário da aviação em toda região sul-americana (no countries left behind).

O evento está sendo realizado em inglês e espanhol. As apresentações feitas durante os seminários e workshops estarão disponíveis na Página do Sistema Regional de Cooperación para la Vigilancia de la Seguridad Operacional (SRVSOP).

Fonte: ANAC 10/10/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo