Indústria

Aeroporto de Santarém não terá voos regulares na madrugada

A partir do dia 28 de março não haverá mais voos regulares no período da madrugada no Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém, no oeste do Pará, segundo informou ao G1 a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A mudança, segundo a Infraero, ocorre devido à redução de voos das companhias aéreas e o remanejamento das operações para outros horários.

De acordo com a Infraero, mesmo com essas alterações, atualmente o aeroporto segue operando 24 horas para pousos e decolagens durante as madrugadas. Sobre a possibilidade de fechamento do aeroporto durante a madrugada, a assessoria de imprensa da Infraero confirmou que foi enviada uma proposta para um novo horário de funcionamento, mas ainda está em fase de avaliação.

Atualmente o assunto está sendo tratado pela Diretoria de Aeroportos da empresa. A proposta partiu da própria Infraero em virtude da retirada dos voos da empresa aérea GOL durante a madrugada, que estaria reduzindo a quantidade de voos regulares no Aeroporto de Santarém de cinco para dois.

A infraero ressaltou que a decisão final (se muda ou não horários operacionais do terminal), será tomada de acordo com os princípios de excelência administrativa.

Companhias aéreas

GOL – Por telefone, a assessoria de imprensa da Gol Linhas Aéreas informou ao G1 que fez readequação nos voos, e no horário noturno, o Aeroporto de Santarém terá apenas o voo das 23h30. O G1 solicitou relação da quantidde atual de voos e horários realizados na cidade, mas até publicação desta reportagem não obteve resposta da companhia.

TAM – Por telefone, a assessoria da TAM informou que não tem voos na madrugada no Aeroporto de Santarém. A companhia esclareceu que possui uma frequência por dia, de segunda a sexta-feira, de/para o aeroporto de Santarém. Um voo de Brasília a Santarém às 12h08, e pousa às 14h57. A volta é pelo voo de Santarém a Brasília, com decolagem às 15h29 e aterrissagem às 17h54. A companhia esclarece que não há readequações previstas.

AZUL – Em nota, a Azul informou ao G1 que as operações permanecem estáveis. Não há readequações previstas para Santarém. Na madrugada, a companhia opera 2 voos com chegada ou saída em Santarém. São eles: Um com decolagem de Santarém às 1h50 e aterrissagem em Belém às 3h10, as segundas e sextas. Outro com saída de Belém às 23h55 e chegada a Santarém às 1h20, as quintas e domingos.

Além disso, desde 4 de março a Azul deixou de operar os trechos entre Santarém e Porto Trombetas e Santarém e Itaituba. O motivo é um ajuste de malha que foi efetuado pela companhia.

MAP – A companhia aérea MAP informou que não possui operações noturnas no Aeroporto de Santarém, portanto, as possíveis mudanças no horário de funcionamento do aeroporto não afetarão os voos da empresa. A MAP ressaltou que os voos partindo e chegando a Santarém permanecem inalterados em sua frequência e horários até o dia 30 de maio de 2016. A partir desta data, Santarém passará a ter opção de voos para Imperatriz e Teresina, com 4 voos semanais para estas cidades.

Movimentação no Aeroporto de Santarém

No primeiro bimestre de 2016 foram registrados 93.945 embarques e desembarques, o que resultou numa média de 1.565 passageiros por dia.

Fonte: G1 Santarém (23/03/2016)

Imagem: Adonias Silva/G1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo