Aeromot assina contrato para implementar fábrica de aeronaves no Rio Grande do Sul
Completando mais um importante passo para implementar uma fábrica da Diamond no Brasil, a Aeromot assinou um contrato, na última semana, para implementar uma fábrica de aeronaves no Rio Grande do Sul.
Um espaço destinado inicialmente para instalações da Ford, que encerrou suas atividades produtivas no Brasil, será a responsável por receber a fabricação das aeronaves Diamond, especificamente do modelo DA62 e com um investimento de R$ 80 milhões.
No longo prazo, a empresa gaúcha estima que o investimento total para o empreendimento de R$ 300 milhões, se houver demanda para esses aviões.
Como contrapartida do Estado, o protocolo estabelece o apoio em processos com órgãos estaduais e relativos a programas de fomento e incentivos. Depois de cumpridas as etapas de licenciamentos ambientais e de aprovações nos órgãos reguladores de aviação civil, as obras do projeto devem ter início já em 2023.
De acordo com a Aeromot, cerca de 1,3 mil empregos serão gerados, sendo 500 postos diretos e 800 indiretos.
Aeromot
A Aeromot – Aeronaves e Motores S.A. é uma empresa de tecnologia aeronáutica com mais de 50 anos, fornecedora de soluções customizadas para o mercado aeronáutico militar e de segurança pública, com destaque para o fornecimento de aeronaves e sistemas multimissão, além de atuar no setor privado.
A empresa desenvolve projetos de integração de sistemas, fabricação de peças e manutenção aeronáutica. A Aeromot também é responsável exclusiva pela distribuição e pelo centro de serviços autorizados da empresa austro-canadense Diamond Aircraft no Brasil.
A matriz está em Porto Alegre, em um hangar do Aeroporto Salgado Filho, com a sede administrativa e industrial na avenida Sertório, na capital, bem como um hangar em Belo Horizonte (MG), no Aeroporto da Pampulha.
Fonte: Aeroflap 23/08/2022