Indústria

Aéreas pedem apoio em negociação com aeronautas e aeroviários

O Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representam as companhias aéreas TAM, Gol, Avianca e Azul, decidiram solicitar a mediação das negociações do dissídio das categorias de aeronautas e aeroviários ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Com essa decisão, as empresas suspenderam as negociações diretas com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac/CUT), que representa cerca de 70 mil aeroviários e aeronautas em todo País.

“Essa posição do Snea é lamentável e representa uma quebra a todas as regras da livre negociação. Tal atitude também demonstra a incapacidade de negociar, já que as empresas consultaram primeiro o TST, sem antes conversar com a bancada dos trabalhadores”, disse em nota a entidade dos trabalhadores, que pedem reajuste de 15% nos salários, 20% nos pisos e nos demais benefícios, além de melhorias nas condições de trabalho.

As negociações entre empresas aéreas e empregados da aviação tinham começado em outubro. As companhias não apresentaram proposta econômica e alegam que os prejuízos neste ano, que somam quase R$ 4 bilhões entre janeiro e setembro, impedem aumentar custos por meio de reajustes salariais.

 

Fonte: Valor Econômico (24/11/2015)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo