A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) relatou um robusto crescimento anual de 13,8% na demanda global de passageiros aéreos em março de 2024. A capacidade global, indicada pela oferta de assentos-quilómetros (ASK), também viu um aumento de 12,3% em relação ao ano anterior, resultando em uma taxa de ocupação de 82,0% com um aumento de 1,0% ponto percentual.
O tráfego aéreo internacional foi destaque, com aumento de 18,9% na demanda em relação ao ano anterior, enquanto o crescimento da capacidade foi de 18,8%, e a taxa de ocupação subiu para 81,6% com um leve aumento de 0,1 ponto percentual.
Quanto ao tráfego doméstico, a demanda apresentou um aumento de 6,6% em relação ao ano anterior, com um aumento de capacidade de 3,4% e uma taxa de ocupação de 82,6%, um aumento de 2,5 pontos percentuais.
Willie Walsh, CEO da IATA, observou a vigorosa demanda por viagens aéreas e prevê que essa tendência se manterá elevada durante a temporada alta do verão boreal (meados do ano). Ele destacou a importância de garantir a capacidade necessária para atender a essa demanda e proporcionar aos passageiros uma viagem tranquila.
Em termos de tráfego internacional de passageiros, todas as regiões mostraram forte crescimento anual, com as companhias aéreas da Ásia-Pacífico liderando o crescimento, seguidas por companhias aéreas europeias, do Oriente Médio, América do Norte, América Latina, e da África.
As companhias aéreas domésticas na China lideraram a demanda com crescimento anual de 17,6%. Os outros mercados apresentaram crescimento estável, com exceção da Austrália, que mostrou uma desaceleração do crescimento devido à desaceleração econômica no país no primeiro trimestre.
Com informações da IATA