Governo promete R$ 30 milhões a rede de aeroportos no Norte do país com foco em turismo e logística
O que está sendo criado é uma tecnologia de gestão para que possamos edificar isso nos próximos cinco a nove anos

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se encontrou nesta terça-feira (16) com parlamentares da bancada do Norte para discutir a ampliação da infraestrutura de transporte na região.
A reunião teve como foco o programa Ampliar, uma iniciativa do Governo Federal que visa utilizar recursos de outorga de concessões para modernizar e requalificar aeroportos regionais, com ênfase na ampliação do modal aéreo e no aumento do acesso ao transporte para mais brasileiros.
Durante o encontro, Costa Filho destacou a importância dos investimentos nos aeroportos do Amazonas, especialmente em Parintins, que possui um forte potencial para o turismo cultural, além da relevância logística do aeroporto de Manaus.
“O Norte do país é uma região mais do que nunca estratégica para o Brasil. É fundamental focar no turismo de negócios e lazer, transformando os estados em um grande hub logístico, o que permitirá o escoamento da produção para toda a América do Sul e gerará desenvolvimento, emprego e renda”, afirmou o ministro.
Além disso, Costa Filho mencionou os esforços do governo para viabilizar o projeto Manaus Moderna, em colaboração com a Casa Civil. Este projeto prevê investimentos em obras de dragagem e melhorias no escoamento de cargas em pontos estratégicos, como o Rio Solimões, Benjamin Constant e São Paulo de Olivença. “O projeto ajudará no fluxo de navios que movimentam o escoamento de cargas de toda a região”, completou.
Durante a reunião, Daniel Longo, diretor de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias Aeroportuárias, apresentou os detalhes técnicos do programa Ampliar, que inicialmente contempla 19 aeroportos, sendo nove deles na Amazônia Legal. Entre os terminais da região Norte incluídos na primeira fase estão os aeroportos de Parintins, Barcelos e Itacoatiara (AM), Araguaína (TO) e Cacoal (RO).
“O que está sendo criado é uma tecnologia de gestão para que possamos edificar isso nos próximos cinco a nove anos”, afirmou Longo. “Estamos focando principalmente em 19 aeroportos, sendo oito na região Norte. O objetivo é estruturar um modelo que possa ser replicado ao longo do tempo”, completou.
O coordenador da bancada do Norte, deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), afirmou que os parlamentares atuarão em conjunto para garantir a inclusão de aeroportos prioritários no orçamento federal de 2026, sugerindo a realização de uma reunião de trabalho em setembro para definir, junto ao ministério, as prioridades regionais.
O deputado Henderson Pinto (MDB-PA) ressaltou a importância de mobilizar a bancada para viabilizar cerca de R$ 30 milhões em emendas parlamentares, valor estimado para a construção dos aeroportos de Uiramutã e Rorainópolis, em Roraima.