Os novos voos da TAP Air Portugal para Florianópolis (FLN), a partir de 3 de setembro, podem transformar a capital catarinense em um hub estratégico de cargas para toda a Região Sul do Brasil.
Segundo a companhia aérea, 70% do porão das aeronaves que farão a rota nas três frequências semanais será dedicado ao transporte de mercadorias, que pode movimentar até trezentas toneladas mensais.
Especialistas apontam que a rota trará agilidade ao envio e recebimento de cargas, beneficiando especialmente a exportação de produtos de alto valor agregado, como medicamentos. Sandro Marin, especialista em comércio exterior e diretor da Tek Trade, disse que a rapidez e segurança no transporte são diferenciais importantes para esse tipo de mercadoria.
O novo hub de cargas também deverá movimentar produtos têxteis, metalmecânicos, eletrônicos e itens de e-commerce, beneficiando empresas de todo o sul do Brasil. A rota permitirá maior eficiência logística, atendendo a demandas urgentes de importação e exportação.
Embora o transporte aéreo seja mais caro que o aquaviário, Marin explica que ele é estratégico em determinadas situações, como na importação de peças específicas para evitar a paralisação de maquinário industrial. Nesses casos, o investimento no modal aéreo se justifica pela agilidade, facilitando transações entre o Brasil e a Europa.