FAA define regras para treinamento e pilotagem de EVTOLs
A agência emitiu uma regra final para as qualificações e treinamento que instrutores e pilotos devem ter para pilotar aeronaves nesta categoria de “elevação motorizada”, que têm características de aviões e helicópteros.
A FAA finalizou na terça-feira regras abrangentes de treinamento e certificação de pilotos para pilotar táxis aéreos eVtols, abordando um obstáculo fundamental para a implantação de aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais.
A FAA chamou a regra de “a peça final no quebra-cabeça para introduzir essas aeronaves com segurança no curto prazo”. Algumas empresas aéreas esperam começar a transportar passageiros comerciais já em 2025.
A agência emitiu uma regra final para as qualificações e treinamento que instrutores e pilotos devem ter para pilotar aeronaves nesta categoria de “elevação motorizada”, que têm características de aviões e helicópteros. A regra também aborda seus requisitos operacionais, incluindo altitudes mínimas seguras e visibilidade necessária. A regra é a peça final no quebra-cabeça para introduzir com segurança essas aeronaves no curto prazo. As oportunidades para o uso de operações de elevação motorizada são de longo alcance, desde o transporte de passageiros em áreas urbanas e operações de curta distância, como serviços de ambulância aérea e operações de carga, até o atendimento potencial a comunidades menores ao longo do tempo.
A FAA determinou anteriormente que poderia certificar o transporte motorizado usando regulamentações existentes e atualizou outras regulamentações para que os táxis aéreos pudessem ser usados comercialmente. No ano passado, a agência divulgou um projeto de como os veículos de Mobilidade Aérea Urbana irão operar, o que é um elemento-chave no amadurecimento do conceito geral de AAM.
Uma nova regra de treinamento e qualificação de pilotos era necessária porque os regulamentos existentes não abordavam essa nova categoria de aeronave, que pode decolar e pousar verticalmente como um helicóptero e voar como um avião durante o voo de cruzeiro. A regra fornece uma estrutura abrangente para certificar o quadro inicial de instrutores e pilotos de decolagem motorizada.
A regra:
- Faz alterações em vários regulamentos existentes e estabelece um Regulamento Federal Especial de Aviação (SFAR) com novos requisitos para facilitar a certificação e o treinamento de instrutores e pilotos.
- Aplica requisitos operacionais de helicópteros a algumas fases do voo e adota uma abordagem baseada no desempenho para certas regras operacionais.
- Permite que os pilotos treinem em voo motorizado com um único conjunto de controles de voo; as regras legadas exigem dois controles de voo – um para o aluno e um para o instrutor.