IndústriaNotícias
Tendência

Descarbonização da aviação exige mais créditos CORSIA

Demanda e oferta de Unidades de Emissão Elegíveis do CORSIA (EEUs) ao longo dos períodos de conformidade

De acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), em seu relatório semanal publicado no dia 9, os governos têm um papel crucial em facilitar o mercado de créditos de carbono do CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation), conhecidos como Unidades de Emissão Elegíveis do CORSIA (EEUs), para apoiar a jornada da indústria da aviação rumo à descarbonização.

4,6 milhões de EEUs disponibilizadas no mercado após terem passado por ajustes correspondentes realizados pelo Governo da Guiana

Em 2024, 126 Estados se voluntariaram para participar do CORSIA, e, na sua primeira fase (2024-2026), a demanda estimada por EEUs varia entre 64 e 162 milhões de unidades, dependendo dos cenários de previsão de tráfego. No entanto, a oferta de EEUs é atualmente extremamente limitada, com apenas 4,6 milhões de unidades emitidas no início deste ano pelo programa Architecture for REDD+ Transaction, originadas de um projeto na Guiana.

A escassez de EEUs está relacionada ao fato de que, para serem elegíveis ao CORSIA, os programas precisam receber aprovação do Conselho da ICAO (Organização da Aviação Civil Internacional). Até o momento, apenas dois programas obtiveram essa aprovação. Além disso, os países hospedeiros, onde as EEUs são geradas, devem autorizar a liberação das unidades do registro nacional através de um “ajuste correspondente” nas suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), submetidas ao Acordo de Paris da UNFCCC. Esse ajuste correspondente evita a dupla contagem das reduções de emissões entre as companhias aéreas e os países hospedeiros.

A demora na realização dos ajustes correspondentes pelos países hospedeiros coloca em risco a capacidade das companhias aéreas de cumprir o CORSIA e de enfrentar as emissões de CO2 provenientes da aviação internacional.

Via
Relatório
Fonte
IATA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo