A demanda mundial por transporte aéreo de passageiros registrou crescimento de 8,1% em novembro de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
A oferta, por sua vez, aumentou 5,7% na mesma base de comparação. Com isso, a taxa de ocupação das aeronaves alcançou 83,4%, representando um aumento de 1,9 ponto percentual, o maior já registrado para o mês de novembro. A demanda internacional apresentou crescimento de 11,6%, enquanto a oferta internacional foi 8,6% superior. No mercado doméstico, a demanda avançou 3,1%.
“Novembro foi outro mês de forte crescimento na demanda por viagens aéreas, com expansão geral de 8,1%. O crescimento da capacidade está ficando para trás da demanda em 2,4 pontos, e os fatores de carga estão em níveis recordes”, disse Willie Walsh, diretor-geral da IATA.
Walsh alertou para os impactos da cadeia de suprimentos na indústria aeronáutica. Segundo ele, as companhias aéreas enfrentam dificuldades para atender melhor os clientes e melhorar a performance ambiental devido a atrasos na entrega de aeronaves. “A resolução de Ano Novo de 2025 para o setor de fabricação aeroespacial deve ser encontrar uma solução rápida e durável para seus problemas de cadeia de suprimentos”.
Transporte de cargas também avança
O segmento de cargas aéreas registrou alta de 8,2% em novembro, em comparação ao mesmo período de 2023, com destaque para operações internacionais, que cresceram 9,5%. Este foi o 16.º mês consecutivo de crescimento no transporte de cargas.
A capacidade para o transporte de cargas aumentou 4,6%, sendo 6,5% para operações internacionais.