NotíciasTecnologia
Tendência

CFM International acelera o programa RISE

O programa visa a melhora de motores sustentáveis de aviação

A CFM International anunciou que o progresso do programa de demonstração de tecnologia denominado Revolutionary Innovation for Sustainable Engines (RISE) está se acelerando, com mais de 250 testes já realizados e novas parcerias de pesquisa formadas. As atualizações mais recentes sobre o programa foram apresentadas durante o Salão Aeronáutico Internacional de Farnborough.

Gaël Méheust, presidente e CEO da CFM International, destacou a magnitude do trabalho que está sendo realizado. “O trabalho que está acontecendo hoje em bancadas de teste e com parceiros de pesquisa ao redor do mundo representa um nível sem precedentes de desenvolvimento de novas tecnologias na história da CFM”, afirmou. Ele também enfatizou que, ao celebrar o 50º aniversário da empresa, a CFM está comprometida em tornar o transporte aéreo mais sustentável, com o programa RISE prometendo novamente revolucionar a forma como as pessoas voam.

O programa RISE está avançando de avaliações em nível de componentes para testes em módulos mais complexos. A Safran Aircraft Engines, empresa controladora da CFM, recentemente firmou um acordo com a agência de pesquisa aeroespacial francesa ONERA para realizar testes em túnel de vento, focando no desempenho aerodinâmico e acústico dos designs de Open Fan.

Mais de 200 horas de testes em túnel de vento foram concluídas utilizando um modelo de escala 1:5 de um Open Fan, incluindo uma versão do modelo montada em uma seção de asa de uma aeronave demonstradora para testes em conjunto com a Airbus.

Pierre Cottenceau, vice-presidente executivo de engenharia e pesquisa da Safran Aircraft Engines, enfatizou a importância dos resultados obtidos. “Fizemos progressos significativos em nosso plano de testes, o que confirma os benefícios do sistema propulsor Open Fan para a próxima geração de aeronaves de corredor único”, disse. Os testes também incluíram avanços em turbinas de baixo e alta pressão.

Além disso, a GE Aerospace, empresa controladora da CFM, foi recentemente premiada com um contrato da NASA para avançar tecnologias de compressores de próxima geração, câmaras de combustão e turbinas de alta pressão (HPT) através de uma demonstração de núcleo compacto de motor. A GE já iniciou uma segunda campanha de resistência para as lâminas e bocais do HPT, reafirmando a durabilidade como um foco importante do programa RISE.

Atualmente, mais de 2.000 engenheiros estão apoiando o desenvolvimento das tecnologias do programa RISE, e a contratação continua em andamento. Lançado em 2021, o programa RISE é um dos mais abrangentes da indústria de aviação, promovendo avanços em arquiteturas de motores modernas, como Open Fan e sistemas híbridos elétricos, compatíveis com 100% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF).

Os objetivos do programa RISE incluem a redução do consumo de combustível e das emissões de CO2 em 20% em comparação com os motores comerciais mais eficientes atualmente em operação. O SAF pode reduzir as emissões do ciclo de vida do combustível em até 80%, e as tecnologias estão sendo validadas para atender aos requisitos mais rigorosos de emissões não relacionadas ao CO2 e de acústica.

Fonte
AeroIn

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo