EventosNotícias
Tendência

Brasil é o país mais votado em eleição para o Conselho da Oaci

Durante o próximo triênio, Brasil terá assento em foro que decide o conjunto básico de regras da aviação mundial

Em evento que confirmou a posição brasileira como destaque na aviação internacional, o país foi reeleito membro do Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci) para o triênio 2025-2028. Com 167 votos, o Brasil foi o mais votado do Grupo 1, que reúne as principais potências globais do setor, superando ainda o número de votos dos dois últimos escrutínios, em que o país registrou 157 e 158 votos.

A Oaci é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada à aviação, responsável por harmonizar as regras para o setor no mundo inteiro. Dos 193 membros, apenas 36 integram o Conselho e lideram o funcionamento da organização. O Brasil integra o grupo desde 1947, quando o organismo foi criado, e tem sido reeleito de forma ininterrupta.

Dentro da instância, o Brasil ajudará a produzir o conjunto básico de regras da aviação mundial. Os principais temas incluem segurança operacional, funcionamento de aeroportos e certificação de aeronaves.

A presença brasileira no Conselho também é fundamental para o desenvolvimento econômico brasileiro. O país tem uma indústria aeronáutica robusta, e a presença do Brasil na tomada de decisões da Oaci reafirma a sua confiabilidade diante dos demais países, ajudando a atrair investimentos e a gerar empregos.

“A reeleição é uma grande vitória para o Brasil. A permanência no Conselho da Oaci confirma a nossa liderança na aviação e permite contribuir na tomada de decisões estratégicas, que afetam o setor em diferentes lugares do mundo. É importante destacar que o Brasil é membro deste conselho desde a sua criação, ainda na década de 40 do século passado. E sempre estivemos presentes no grupo 1, que reúne as potências mais relevantes do setor da aviação civil. A Anac estará sempre à disposição da Oaci e dos demais organismos internacionais que discutem e disciplinam a aviação, com o objetivo de desenvolver o setor”, comemorou o diretor-presidente da Anac, Tiago Chagas Faierstein.

Fonte
ANAC

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo