NotíciasTecnologia
Tendência

Boeing obteve suas primeiras patentes no Brasil

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial concedeu duas patentes à Boeing no Brasil

A unidade de pesquisa e tecnologia da Boeing no Brasil obteve suas duas primeiras patentes desenvolvidas por pesquisadores do país.

Elas foram concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A primeira refere-se à implementação de um algoritmo de subida contínua de cruzeiro no Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS, na sigla em inglês), permitindo o rastreamento da altitude de subida ideal. Essa inovação tem o potencial de proporcionar uma economia de combustível entre 1% e 3%.

Já a segunda está relacionada ao movimento do centro de gravidade devido ao cálculo do consumo de combustível no arrasto da aeronave, permitindo um ajuste mais preciso pelos sistemas de gerenciamento e planejamento de voo.

As patentes concedidas estão centradas na eficiência das operações de voo, especificamente na otimização da subida vertical de voo por meio do Sistema de Gerenciamento de Voo, levando a uma redução no consumo de combustível e, consequentemente, na diminuição das emissões de CO2 durante as operações aéreas”, disse José Fregnani, Gerente Técnico da Boeing BR&T Brasil.

Este ano, a Boeing ampliou seus investimentos estratégicos no Brasil. Um exemplo é o Centro de Engenharia e Tecnologia em São José dos Campos, operação que faz parte de uma rede global composta por 15 hubs de desenvolvimento de tecnologia de ponta.

Fonte
Aero Magazine

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo