Bell avança nos testes com nova tecnologia de pousos e decolagens verticais
Programa visa ampliar capacidades inspiradas no conceito eVTOL nas atuações civis e militares
A Bell concluiu os testes no túnel de vento para o novo conceito de aeronaves HSVTOL voltadas para decolagens e pouso vertical de alta velocidade. As atividades foram realizadas nas instalações do National Institute for Aviation Research (NIAR), na Wichita State University, no estado norte-americano de Kansas.
O novo conceito HSVTOL da Bell combinam a velocidade dos jatos modernos com independência de pista, oferecendo recursos de última geração para aeronaves militares e civis, proporcionando a possibilidade de operar em ambientes antes inacessíveis por helicópteros ou aeronaves de asa fixa.
Com base nos testes anteriores de rotor dobrável, o programa de túnel de vento validou a estabilidade e o controle da aeronave por meio da sequência de dobra e desdobramento do rotor em voo. Juntos, esses dois testes críticos de redução de risco provam que o conceito está pronto para avançar para uma demonstração de voo como parte do programa DARPA SPRINT da Bell.
Atualmente, a Bell está na Fase 1B do programa Darpa Sprint. O programa Sprint pretende projetar, construir e pilotar uma aeronave experimental (X-Plane) para demonstrar tecnologias habilitadoras e conceitos integrados necessários para uma combinação de velocidade da aeronave e independência de pista para a próxima geração de mobilidade aérea e plataformas de combate aéreo.
A capacidade de alavancar as pistas disponíveis para carga útil e alcance máximos, juntamente com elevação vertical robusta, capacita o Agile Combat Employment (ACE) de atuar em qualquer local, proporcionando uma clara vantagem estratégica.