A Azul Linhas Aéreas anunciou hoje (18), que vai reduzir o consumo de combustível de seus aviões no solo do aeroporto de Guarulhos, na grande São Paulo, um dos mais movimentados da América Latina.
A implementação do programa APU Zero da Azul no aeroporto internacional de Guarulhos vai apoiar a meta de redução de até 73% no uso de querosene de aviação (QAV) dos aviões enquanto estão em solo.
A empresa estima que o uso do APU nas operações do terminal que atende a cidade de São Paulo caia de 12% para 6% nos próximos meses. Atualmente 17 bases da transportadora adotaram a medida, até o final do ano serão 20.
Em parceria com os operadores dos aeroportos, os sistemas das aeronaves passam a ser alimentados por uma fonte externa de energia elétrica e ar-condicionado, durante o procedimento de embarque e desembarque, desligando a Unidade Auxiliar de Energia (Auxiliary Power Unit – APU, na sigla em inglês), que alimenta os sistemas dos jatos.
O APU é um motor auxiliar, geralmente localizado na cauda das aeronaves, e é acionado para manter os sistemas ligados quando a aeronave está no chão, parqueada ou em sua posição designada nos terminais.
O programa de uso consciente de combustível começou em abril do ano passado, no aeroporto de Viracopos, em Campinas, principal centro de conexões (hub) da Azul.
Fonte: Aero Magazine 18/09/2023