A Azu Linhas Aéreas recuperou a demanda por viagens corporativas, importante fonte de receita para as companhias aéreas. No primeiro semestre foi registrado um crescimento de 22% na emissão de passagens destinadas a negócios.
A procura por voos da Azul pelo segmento corporativo foi impulsionada pelos novos voos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, depois que a companhia dobrou suas operações no terminal central da capital paulista.
Em abril deste ano, a transportadora aumentou seus direitos de pousos e decolagens (slots) no aeroporto paulistano, passando de 41 para 84 autorizações por dia, o que resultou em um amumento de 104% nas operações. Incluindo os serviços da Azul Conecta, a empresa opera 98 voos diários.
Gol e Latam, principais operadoras, possuem respectivamente cerca de 238 e 240 pares de slots cada uma, enquanto a Voepass tem o direito a 20 pares.
Com os novos slots, a Azul se tornou um novo player na rota para Brasília, uma das mais competitivas, e ampliou sua presença na ponte áerea Rio-São Paulo.
São oferecidos 14 voos diários para a capital federal, sendo sete operações em cada sentido, distribuídos em horários chaves da manhã, tarde e noite. Já a ponte aérea conta com 26 frequências por dia, 13 em cada trecho.
“Praticamente dobramos nossa operação e, desta forma, conseguimos aumentar o número de assentos ofertados e também criar novas rotas a partir de Congonhas, que é o aeroporto que mais concentra viagens para negócios no Brasil”, afirma Antônio Américo, diretor comercial da Azul.
Localizado no centro financeiro do país, Congonhas é fundamental para as estrátegias das empresas aéreas brasileiras, e concentra as principais rotas do país, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.
No ano passado 18 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto central de São Paulo, 4 milhões abaixo do nível registrado quatro anos antes.
O número de pousos e decolagens no aeroporto no período totalizou 196.138 operações, aumento de 56,5% na comparação anual, e média diária de 537 voos. Em 2019 foram realizadas 217.254 operações.
Fonte: Aero Magazine 13/09/2023