NotíciasRegulamentação
Tendência

Após se aproximar de vizinhos, Uruguai quer acordo de céus abertos com o Brasil

Objetivo é aquecer o mercado aéreo e trazer benefícios mútuos

O Diretor de transporte aéreo do Ministério dos Transportes e Obras Públicas do Uruguai (MTOP), Daniel Olmedo, declarou que o grande objetivo do órgão é avançar com um acordo de céus abertos com o Brasil.

Como informa o jornal Ámbito, essa afirmação foi feita logo após a assinatura de um acordo de céus abertos entre o Uruguai e a Argentina, que marcou um grande avanço em termos de conectividade para o país sul-americano, que perdeu uma parte significativa dos voos durante a pandemia.

“Nós estamos em um ponto muito ao sul e com tráfego de passageiros não muito importante”, explicou o diretor em entrevista. Olmedo destacava ainda que essas características impedem que o Uruguai seja um destino “atraente” para países além dos da região. No entanto, com acordos com países como Chile e Paraguai e outros tratados parciais, a exemplo do Equador, a assinatura de um acordo de céus abertos com o Brasil surge agora como o principal objetivo.

O Subsecretário de Transporte e Obras Públicas, Juan José Olaizola, salientou que o tratado entre Uruguai e Argentina permite que todas as companhias aéreas voem livremente entre os aeroportos dos dois países, mudança substancial para a conectividade.

Ele destacou ainda que a recuperação pós-pandêmica ainda é um processo em andamento. “No ano passado, foi alcançada uma recuperação de 20%. De qualquer forma, ainda estamos 200.000 passageiros abaixo do que tínhamos em 2019”, explicou.

Aos moldes dos tratados de céus abertos já assinados, e em relação a este objetivo, o subsecretário lembrou que uma vez que todos os aeroportos internos do Uruguai estejam recondicionados, será possível ter um cenário melhor para recuperar mais passageiros.

Fonte
AeroIn

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo