NotíciasRegulamentação
Tendência

ANAC coordenou direitos de pousos e decolagens no Brasil

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) coordena autorizações de pousos e decolagens em aeroportos do Brasil

A Agência Nacional de Aviação (ANAC) coordenou na semana passada em Manaus, Amazonas, a distribuição dos direitos de pousos e decolagens (slots), para o período de 31 de março a 26 de outubro de 2024.

A coordenação dos horários de pousos e decolagens visa adequar as operações a infraestrutura aeroportuária, como acontece nos maiores terminais, como por exemplo em Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo.

A adoção de slots torna as operações mais eficientes e traz uma série de melhorias, evitando atrasos tanto em solo como no espaço aéreo, além de uma melhor otimização do controle de tráfego aéreo. Além das vantagens financeiras, as autorizações também reduzem a queima de combustível, em meio as metas de sustentabilidade do setor.

“Os resultados são o melhor uso da infraestrutura aeroportuária e a melhora da performance operacional do sistema de aviação civil, proporcionando maior qualidade na prestação do serviço aéreo ao usuário”, disse Rodrigo Neves Martins, gerente técnico de registro de serviços aéreos e coordenação de slots da ANAC.

A ANAC realiza duas conferências anuais com as companhias aéreas nacionais e internacionais, administradoras de aeroportos, órgãos de controle e demais representantes do setor.

A próxima organização da malha aérea para o período de 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025, ocorrerá em Belo Horizonte, entre os dias de 14 a 16 de agosto de 2024.

Fonte
Aero Magazine

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo