MercadoNotícias
Tendência

Aeroportos do Paraná recebem mais de 735 mil passageiros em agosto e batem recorde histórico

O desempenho do aeroporto da Região Metropolitana de Curitiba em agosto representa um crescimento de 9,8% em relação ao mesmo mês de 2024

O estado do Paraná continua a ser um polo atrativo para turistas, refletido nas expressivas movimentações em seus aeroportos internacionais. Somente no mês de agosto deste ano, o Aeroporto Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e o Aeroporto de Foz do Iguaçu, no Oeste, somaram mais de 735 mil passageiros.

Analisando separadamente, o Aeroporto Afonso Pena (CWB) recebeu 538 mil passageiros ao longo de agosto, resultando em 4.326 operações de embarques e desembarques. Por sua vez, o Aeroporto de Foz do Iguaçu (IGU) contabilizou mais de 197 mil viajantes, com um total de 1.250 operações. As informações foram divulgadas pela Motiva, a concessionária responsável pelos dois terminais.

“Em 2025, atraímos mais de 764 mil turistas internacionais, sendo 53,9 mil só em agosto. Uma parte significativa desse número chegou por via aérea, o que demonstra que o turismo no Paraná está em ascensão, tanto na atração quanto na recepção e no atendimento ao visitante. Um destino só consegue ser atraente com uma malha aérea eficiente e diversificada”, afirma Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, entidade que promove o turismo no estado.

O desempenho do aeroporto da Região Metropolitana de Curitiba em agosto representa um crescimento de 9,8% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram registrados 490 mil passageiros. Comparado a 2023, o aumento foi de 7,6% (500 mil passageiros) e, em relação a 2022, o crescimento chega a 18,7% (453 mil viajantes).

Por sua vez, o aeroporto de Foz do Iguaçu também segue em trajetória ascendente. O total de passageiros em agosto representa um incremento de 10,1% em comparação ao mesmo mês de 2024, quando foram contabilizados 179 mil viajantes. Em comparação com agosto de 2023, a alta foi de 17% (168 mil pessoas) e 45% em relação a 2022 (135 mil passageiros).

No acumulado do ano, de janeiro a agosto, mais de 5,5 milhões de viajantes passaram pelos terminais internacionais do Paraná, sendo que mais de 4 milhões deles utilizaram o Aeroporto Afonso Pena.

“Neste ano, fomos reconhecidos como o melhor aeroporto da categoria na premiação Aviação + Brasil, promovida pela Anac. Essa conquista, juntamente com a melhoria contínua dos processos operacionais, tem sido crucial para atender ao crescente número de passageiros”, destaca Éden Pisani Jr., gerente do terminal.

No mesmo período, o Aeroporto de Foz do Iguaçu recebeu aproximadamente 1.447.000 passageiros, com a expectativa de alcançar 2,2 milhões até o final do ano. “Já registramos a melhor taxa de ocupação do país no primeiro trimestre e um crescimento de 11% na movimentação do primeiro semestre. Acreditamos que, com dedicação, conseguiremos recuperar os índices pré-pandêmicos”, avalia Vinícius Bueno, gerente do aeroporto.

O cenário de crescimento também se reflete na malha aérea do estado, que receberá em 2025 novas rotas que ampliarão as conexões dos terminais paranaenses. Os novos voos diretos para os estados do Ceará, Distrito Federal e Rio de Janeiro, já estão sendo comercializados pelas companhias aéreas Gol e Latam, com início previsto para outubro e novembro de 2025.

No que diz respeito às conexões internacionais, o Paraná conta com sete voos diretos, sendo três deles estabelecidos no ano passado. O Aeroporto Afonso Pena conecta o estado a destinos como Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Lima (Peru), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). Além disso, o aeroporto de Foz do Iguaçu possui um voo direto proveniente de Santiago.

Fonte
AeroIn

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo