InfraestruturaNotícias
Tendência

Aeroporto de Uberlândia terá terminal para 3 milhões de passageiros por ano

Aena apresenta projeto de ampliação do aeroporto de Uberlândia, em Minas Gerais, movimento de passageiros cresceu 35% em 2023

A Aena Brasil apresentou ontem (17), o projeto de ampliação do aeroporto de Uberlândia, em Minas Gerais, que dobrará de tamanho nos próximos anos.

A estrutura com capacidade para até três milhões de passageiros por ano será construída do outro lado das atuais instalações e incluirá duas pontes de embarques, um novo pátio destinado a aviação comercial com oito posições, taxiways e um novo acesso viário.

A pista de pousos e decolagens (04-22) será revitalizada e ganhará áreas de escape, (RESA, na sigla em inglês), em ambas as cabeceiras. Todo o projeto contemplará as separações mínimas exigidas entre as aeronaves, seguindo padrões internacionais. A administradora deve começar as obras no segundo semestre deste ano, com conclusão prevista em 2026.

As intervenções viárias serão realizadas em conjunto com a prefeitura. As autoridades locais devem apresentar um proposta específica no Plano Diretor Municipal, para desenvolver um centro logístico no entorno do sítio aeroportuário.

O terminal do Triângulo Mineiro foi arrematado pela empresa espanhola em dezembro de 2022, em um bloco com outros dez outros equipamentos, incluindo Congonhas, em São Paulo. O contrato de concessão é válido por 30 anos.

Uberlândia foi o aeroporto que mais cresceu entre os administrados pela Aena em 2023. Ao longo do ano passado 1.103.176 de passageiros foram transportados, alta de 35% na comparação anual. O número de aeronaves totalizou 21.868, ou 60 voos diários, crescimento de 5% frente um ano antes.

Fonte
Aero Magazine

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo