Aeroporto de Pouso Alegre (MG) recebe autorização para operações noturnas
O investimento de aproximadamente R$1,5 milhão possibilitou a realização de melhorias
A Prefeitura de Pouso Alegre, em Minas Gerais, comunicou que a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) homologou o Aeroporto Regional de Pouso Alegre para operações noturnas na pista de pouso e decolagem. A partir desta quinta-feira (20) à noite, o aeroporto estará oficialmente autorizado a receber voos durante a noite, representando um marco histórico para a cidade e a região.
Segundo a Prefeitura de Pouso Alegre, o investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão possibilitou a realização de reformas prediais e melhorias na infraestrutura de um equipamento com mais de 40 anos de existência, que demandava atualizações e adaptações. As obras abrangeram a instalação de iluminação na pista, que agora está homologada, e outras atualizações, as quais foram concluídas e reinauguradas em 4 de outubro de 2023.
“Atualmente, o aeroporto de Pouso Alegre é utilizado para operações com aeronaves particulares, governamentais, empresariais e de emergência. O funcionamento regular do aeroporto é indispensável para questões de alta importância, como saúde e segurança pública. É comum a utilização do aeródromo para o transporte de órgãos vitais para transplantes, transferência de pacientes, operações de segurança pública e por empresários que levam emprego para centenas de famílias e movimentam a economia da nossa cidade”, explica o Prefeito Coronel Dimas.
A liberação para operações noturnas é um marco fundamental para Pouso Alegre, refletindo diretamente na melhoria dos serviços de saúde e segurança, além de impulsionar a economia local. A possibilidade de realizar voos noturnos proporciona maior flexibilidade e eficiência nas operações de emergência e empresariais.
Além disso, estão em andamento os processos licitatórios para a concessão de espaços destinados à construção de hangares e à reativação do parque de abastecimento de aeronaves. Essas iniciativas certamente aumentarão ainda mais a operacionalidade do aeroporto, tornando-o um ponto estratégico para o desenvolvimento econômico e logístico da região.