A Aena Brasil, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria, em Sergipe, divulgou a estatística de fluxo de passageiros no primeiro trimestre de 2024 de todas as unidades administradas pela empresa no país. Na pesquisa, o Aeroporto Internacional de Aracaju apresentou crescimento de 9,1%, com embarque e desembarque de 321.281 passageiros, enquanto em 2023 o movimento foi de 294.423 pessoas.
Ainda de acordo com a Aena Brasil, as demais unidades administradas pela empresa na região Nordeste registraram os seguintes resultados no acumulado dos meses de janeiro, fevereiro e março: Recife (+4,8%), Maceió (+11,1%), João Pessoa (+14,2%), Juazeiro do Norte (+3,8%) e Campina Grande (+162,4%).
Em relação ao mês de março deste ano, os números de todas as unidades do Nordeste apresentaram pequenas oscilações ante os meses anteriores: Recife (+3,0%), Maceió (+10,5%), Aracaju (-2,9%), João Pessoa (+9,9%), Juazeiro do Norte (+7,4%) e Campina Grande (+143,2%).
O secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, explica que é natural que haja redução na movimentação nos aeroportos de todo o país no período de baixa estação e acrescenta que o resultado de março foi agravado com a decisão da GOL Linhas Aéreas em cancelar voos de Aracaju com destino a Salvador. “A oferta de voos para Aracaju é um permanente gargalo, que dificulta o crescimento da nossa atividade turística. Apesar dos esforços e dos benefícios concedidos na redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do querosene de avião para a companhia, não temos verificado a devida reciprocidade da empresa, ao contrário, sempre somos surpreendidos com redução de voos, mas sigo acreditando na capacidade de diálogo para reverter essa situação”, pontua Fraga.
Jorge Fraga ressalta ainda a parceria da Secretaria Municipal do Turismo (Setur) na coprodução de dois programas nacionais mostrando os atrativos de Aracaju para todo o pais. Em fevereiro, Aracaju ganhou destaque com o programa “Boa Sorte Viajante”, atração exibida para todo o Brasil através do canal Travel Box Brasil (TV Fechada), TV Brasil (TV Aberta), e ainda em novo canal do YouTube, que em 2023 foi assistido por mais de 22 milhões de pessoas.
Já em março, a capital sergipana ganhou amplo destaque no programa “Melhor da Noite”, atração comandada pelos jornalistas Zeca Camargo e Glenda Koslowski, após o Jornal da Band, pela Rede Bandeirantes de Televisão.
O cenário de otimismo se completa com a proximidade das festividades juninas em Aracaju, observa Jorge Fraga. “Temos o Forró Caju, o maior festejo junino do estado e um dos maiores do Brasil, junto a Caruaru e Campina Grande. Além disso, o Governo de Sergipe com uma extensa programação junina na orla da Atalaia, atraindo ainda mais pessoas para a nossa cidade. O Brasil já sabe que o maior São João do país é em Aracaju, nossa expectativa é de um intenso movimento turístico nos próximos meses”, afirma o secretário.
Informações da Prefeitura de Aracaju