Na primeira semana de 2021, a expectativa do Turismo de Pernambuco é de crescimento para a malha aérea do Estado em janeiro. Segundo dados da Anac, 5.883 voos, entre pousos e decolagens, são esperados para o Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre durante este mês. O volume representa um crescimento de 14% em relação à malha aérea que estava prevista para o mês de dezembro. O levantamento foi realizado pela Unidade de Estudos e Pesquisas da Empetur.

Está prevista uma média diária de 190 voos, entre pousos e decolagens, no terminal da capital pernambucana. Em um recorte comparativo com outras capitais do Nordeste, o Recife mantém o topo do ranking, com Salvador em 2º, com 167 voos diários, seguida por Fortaleza, com 95.

“O segundo semestre de 2020 demonstrou a capacidade de ressurgimento do Turismo de Pernambuco, com a retomada gradual da atividade em todo o Estado. Agora, para 2021, seguimos rumo à recuperação total da nossa malha, com a ampliação no número de voos operados”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Em janeiro, o aeroporto conta com a liberação pela Anac de ligações diretas do Recife para 36 destinos nacionais e dois internacionais. Os voos são para as cidades de Aracaju, Belém, Brasília, Campina Grande, Caruaru, Confins, Cuiabá, Fernando de Noronha, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, Jericoacoara, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Parnaíba, Petrolina, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São José dos Pinhais, São Luís, São Paulo (Congonhas, Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto), Serra Talhada, Teresina, Uberlândia, Vitória, Lisboa (Portugal) e Ilha do Sal (Cabo Verde). Este último voo, está liberado pela Anac, mas ainda sem data de início.

Fonte: Panrotas 05/01/2021

  : aviacao-comercial, brasil