O primeiro tiltrotor AW609 de produção do fabricante italiano Leonardo fez o seu voo inaugural na última quinta-feira (13), nos Estados Unidos.
A aeronave decolou das instalações norte-americanas do fabricante e realizou uma avaliação inicial, em voo, dos sistemas e de funções de manuseio geral. Designada como AC5, ela apresenta novos recursos e está sob uma certificação civil dedicada como 'categoria de elevação motorizada', ainda em desenvolvimento.
O AW609 combina a versatilidade à combinação de um helicóptero com desempenho de avião, segundo a Leonardo. A aeronave se destaca pela capacidade de fornecer transporte rápido ponto a ponto em longas distâncias, seja conectando centros de grandes cidades ou fornecendo acesso oportuno a locais remotos. Ele pode transportar até nove passageiros.
A aeronave de produção se juntará a um protótipo baseado nos EUA e mais dois localizados na Itália, todos envolvidos nas últimas etapas das atividades de testes antes da certificação pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).
No início do ano, o cliente norte-americano de lançamento do AW609, o Bristow Group, participou de um voo de demonstração. Em março, um operador europeu não divulgado de helicópteros do fabricante encomendou unidades do modelo.
Fonte: Aero Magazine 19/10/2022
: aviacao-comercial, aviacao-executiva, aviacao-geral, internacional
United Airlines quer desenvolver nova tecnologia de combustível sustentável de aviação usando etanol | 01/02/2023
Embraer entregou 159 aeronaves em 2022 | 17/02/2023
ATR e Pratt & Whitney anunciam parceria para operações com combustível 100% sustentável nos motores PW127 | 09/02/2023
ANAC certifica inteligência artificial que pousa o Cirrus Vision Jet em casos de emergência | 23/02/2023
Helisul anuncia parceria com a FIXAR para atender à crescente demanda por Drones no Brasil | 16/02/2023