A Petrobras anunciou a redução do preço do querosene da aviação (QAV) em 5,8% para as distribuidoras. O novo valor já começa a valer a partir desta quinta-feira (1°). Os ajustes de preços de QAV são mensais e definidos por fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras.
Os preços de venda de QAV buscam equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, com reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio.
A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras. Estas transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos ou para os revendedores.
Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento. O QAV é utilizado em grandes aeronaves e representa um dos principais componentes do preço final das passagens aéreas.
Informações da Agência Brasil
Fonte: AeroIn 01/12/2022
: aviacao-comercial, aviacao-executiva, aviacao-geral, brasil
United Airlines quer desenvolver nova tecnologia de combustível sustentável de aviação usando etanol | 01/02/2023
Embraer entregou 159 aeronaves em 2022 | 17/02/2023
ATR e Pratt & Whitney anunciam parceria para operações com combustível 100% sustentável nos motores PW127 | 09/02/2023
ANAC certifica inteligência artificial que pousa o Cirrus Vision Jet em casos de emergência | 23/02/2023
Helisul anuncia parceria com a FIXAR para atender à crescente demanda por Drones no Brasil | 16/02/2023