O Governo de Mato Grosso instituiu um programa estadual de investimento para melhorias dos aeroportos públicos, com o programa “Mais MT Aeródromos Públicos”. O objetivo é reestruturar a infraestrutura aeroportuária do Estado e facilitar o deslocamento das pessoas dentro do território mato-grossense, com mais de 900 mil quilômetros quadrados de área.
Segundo o governo, o estado possui atualmente 33 Aeródromos Públicos, sendo que quatro deles (Cuiabá/Várzea Grande, Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis) estão sob concessão federal. Atualmente, oito aeródromos estão recebendo obras ou com projetos aprovados e outros oito estão em fase de elaboração de projetos.
Entre as ações previstas estão a pavimentação ou recuperação do asfalto das pistas, modernização dos equipamentos aeroportuários e construção de cerca patrimonial, fundamental para garantir a segurança da operação com aeronaves.
Até o momento, uma obra foi realizada diretamente pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), na cidade de Juara, onde as pistas do aeroporto foram asfaltadas e está em construção a cerca do local.
“Investir em aeródromos é pensar em logística de forma estratégica. Os municípios passam a ser atendidos por UTIs aéreas, aeronaves da polícia, é um estímulo para o turismo. O avião atrai pessoas e diminui distâncias, principalmente num estado com uma enorme extensão territorial, como é Mato Grosso”, disse o secretário de Infraestrutura, Marcelo Oliveira.
Convênios
Mais sete convênios foram formalizados para que recursos sejam transferidos para as prefeituras executarem as seguintes obras:
Canarana: Pavimentação das pistas de pouso e decolagem, de taxiway, de pátio, sinalização horizontal e instalação de equipamentos de auxílio aos pousos.
Vila Rica: Pavimentação das pistas de pouso e decolagem, de taxiway e pátio de estacionamento, sinalização horizontal, além da construção de cerca.
Porto Alegre do Norte: Construção de cerca patrimonial e operacional.
Brasnorte: Pavimentação das pistas de pouso e decolagem, de taxiway, pátio de estacionamento, sinalização horizontal e construção de alambrado de proteção do aeródromo municipal.
Matupá: Restauração das pistas de pouso e decolagem, de taxiway e pátio, além da adequação da cerca e sinalização horizontal.
Cáceres: Recuperação do asfalto da pista de pouso e decolagem.
Água Boa: Construção do Alambrado de proteção.
Outros oito projetos estão em elaboração para formalização de convênios com os municípios de Alto Araguaia, Confresa, Diamantino, Tangará da Serra, Poconé, Primavera do Leste, Guarantã do Norte e Colíder.
Para garantir que outras localidades possam receber voos, a Sinfra-MT firmou sete termos de cooperação para encontrar lugares que possam receber novos aeródromos. Os termos foram firmados com os municípios de Apiacás, Cocalinho, Campo Verde, Diamantino, Guiratinga, Mirassol D’Oeste, Paranatinga, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Sapezal e Poconé, na região turística do Porto Jofre.
Informações do Governo do Mato Grosso
Fonte: AeroIn 02/01/2023
: aviacao-comercial, aviacao-executiva, aviacao-geral, brasil
Avião regional hidrogênio-elétrico da Universal Hydrogen está à beira de seu voo inaugural | 30/12/2022
Embraer apresentou conceito de aviões sustentáveis | 05/12/2022
Motor aeronáutico ultrapotente da Rolls-Royce está instalado no maior local de testes do mundo | 19/12/2022
Bndes aprovou financiamento de R$ 490 milhões à Eve | 23/12/2022
Novas tecnologias para aumentar a ajuda da aeronave ao piloto entram em testes na Airbus | 12/01/2023
Aeroportos regionais do Ceará quase dobram o movimento de passageiros em 2022 sobre 2021 | 12/01/2023
Empresa de ground handling cresceu 30% em 2022 | 21/12/2022
Aeroporto de Confins fecha o ano com movimentação de cerca de 10 milhões de passageiros | 07/12/2022