O design final a ser implementado no protótipo 4 (PS4-Pre-Series 4) será apresentado na Heli-Expo que acontecerá em Anahein-CA a partir do dia 27. Será exibido um mock-up do helicóptero Kopter SH-09 em tamanho real com configuração para transporte de 7 passageiros e o simulador de voo desenvolvido em parceria com a VRM Switzerland.

A Kopter continua a expandir a performance e o envelope de voo do SH-09 com o protótipo 3 SH09 (P3) enquanto, ao mesmo tempo, incrementa as atividades de ensaios em vôo no centro de testes localizado em  Pozzallo, na região da Sicília, Itália. O P3 acabou de completar um ano inteiro de testes, cobrindo um amplo leque de adaptações e melhorias focadas em oferecer desempenho e aumentar os níveis de segurança. 

O resultado desta progressiva campanha de testes em voo com o P3 permitiu que a Kopter definisse o design final do SH09, a ser usado no pré-serie (PS4) que será produzido em meados deste ano. O design final e as características do SH09 vão ser reveladas na Heli-Expo através de uma série de animações em 3D.

O estande da Kopter na Heli-Expo vai contar com um mock-up do helicóptero em tamanho real com a configuração de sete assentos para passageiros, com um layout modular que foi projetado e desenvolvido em cooperação com a Metro Aviation, baseada em Shreveport, em Louisiana (EUA). Metro Aviation e Kopter trabalharam juntas em vários designs de interiores ao longo dos últimos dois anos.

Com a aproximação da configuração final do helicóptero, contratos estão sendo assinados com vários operadores para adquirir o mais novo helicóptero monoturbina. Os operadores apreciam particularmente o design e volume de cabine de um bimotor com custos de aquisição e operação de um monomotor. A cabine ampla com um enorme espaço completamente desobstruído permite diversos tipos de layout. 

O fácil acesso ao interior da aeronave é garantido pelas portas deslizantes laterais e portas  traseiras em forma de concha. A combinação do rotor principal de cinco pás e o rotor de cauda carenado proporcionam ao helicóptero baixos níveis de vibração e ruído, criando as condições para uma experiência altamente confortável ao passageiro.

Na Heli-Expo, a Kopter vai também atualizar a indústria a respeito do progresso feito com a VRM Switzerland no sentido de oferecer soluções de treinamento em condições inigualáveis em termos de eficiência e custos para os clientes do mundo todo. Pilotos poderão ter a experiência de voar no SH09 em um sistema virtual de alta resolução, usando uma plataforma de movimento altamente dinâmica com seis graus de liberdade (6 DOF).

Fonte: Aeroflap 23/01/2020

  : aviacao-executiva, internacional