EntrevistasNotícias

IBA entrevista a X5 Company sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor

1. A logística é um dos elos mais importantes na cadeia de suprimentos de todos os mercados e vem sofrendo impactos significativos no último ano. Quais as principais dificuldades enfrentadas nesse período e como a X5 Company tem se posicionado em relação a isso?

Para amenizarmos os impactos atuais na Logística, a X5 Company otimizou toda cadeia, foi transparente com os clientes mediante a situação, aumentou a qualidade das ferramentas de informação, principalmente no processo de rastreamento, que acompanha a carga ‘Door to Door’ , trocamos alguns fornecedores de transporte com o intuito de otimizar os serviços por região mesmo subindo um pouco o custo foi benéfico para operação, porque conseguimos atender com eficiência as demandas no prazo negociado com o cliente.

2. Além da logística nacional, algumas dificuldades na movimentação marítima internacional têm prejudicado os setores. Quais foram os principais produtos que sofreram com essa dificuldade e qual a perspectiva de melhora para os próximos meses?

A X5 Company tem grande movimentação em lubrificantes e selantes, os quais trazemos via marítimo, com certeza estamos com impactos tanto na movimentação marítima, processo portuário bem como liberação no SEFAZ, enquanto tivermos com a pandemia não estamos visualizando melhoras.

3. O mercado de aviação comercial mostrou uma retomada desde o início da pandemia, mas ainda está atuando em números bem inferiores ao pré-pandemia. No entanto, a aviação executiva mostrou uma melhora muito maior, já retornando a números do início de 2020. Vocês sentiram isso nos clientes? Qual a perspectiva da X5 para este mercado e dos produtos que os atendem?

Foi sentido sim tanto na aviação executiva como na aviação comercial, a aviação executiva já apresenta uma reação e na aviação comercial algumas empresas já tiveram um retorno bem significativo, pelo que estamos acompanhando nossa expectativa é para uma significativa melhora no segundo semestre.

4. O custo de produção de boa parte dos produtos sofreu uma forte elevação nos últimos meses, com a alta no petróleo e aumento da demanda, atrelado a uma oferta reduzida. Como está sendo o posicionamento do mercado frente a essas movimentações de preço e disponibilidade de produtos?

O maior problema está sendo na falta de matéria prima, todos os grandes fornecedores estão sofrendo, isso resulta em perda de produtividade o que eleva o preço final.

5. A X5 é especializada no transporte de químicos e possui programas como o de abastecimento, para reduzir custos dos clientes e garantir o fornecimento dos insumos. Como isso está sendo um diferencial nesse momento de crise?

A X5 Company criou o Programa de Abastecimento Contínuo que proporciona:

• Transferência do estoque de produtos para a X5 Company;

• Eliminação do capital de giro empregado para manutenção do estoque;

• Preços fixos pré-definidos por período;

• Eliminação do risco de perda de produtos por shelf-life;

• Redução do número de AOG;

• Redução do número de fornecedores –compra centralizada; rotinas diárias (de compra, recebimento, estocagem, controles) totalmente simplificadas,

• Disponibilidade de produtos sempre imediata;

• Isenção de custo de Descarte PNs de Contrato.

 

6. Nestes momentos também aparecem as oportunidades. A X5 tem previsão de investimentos em novas formas de trabalho e tecnologias?

A X5 Company acaba de fazer um investimento em uma nova unidade em Manaus, nossa filial está em funcionamento desde Janeiro desse ano, com toda a linha  de produtos químicos para atendimento as indústrias de diversos segmentos, como eletrônica, automotivo, industrial etc…,

Além disso a X5 Company está desenvolvendo um portal de químicos B2B, esse portal atenderá a diversos tipos de indústria, com os mais diversos produtos a disposição e entregues em todo território nacional, esse desenvolvimento está sendo feito utilizando tecnologias de ponta e absorvendo altos investimentos, nossa expectativa e de transformar esse portal no maior mercado B2B de químicos da América Latina, após quase 10 meses de desenvolvimento ele deve  estar em funcionamento a partir de julho/21.

 Douglas Gonçalves- Coordenador de Logística

 José Fonseca- Gerente de Operações

 Odenir Loewe- CEO

 Thais Santana- Coordenadora Comercial

Botão Voltar ao topo