Indústria

Helisul anuncia parceria com a FIXAR para atender à crescente demanda por Drones no Brasil

A utilização de drones no Brasil para negócios e lazer está em ascensão. Mas, a demanda é especialmente grande por empresas brasileiras que operam missões de longo alcance, além da linha de visão visual (BVLOS), sensoriamento remoto e vigilância. Para atender a essas necessidades iminentes, a Helisul Aviação firmou parceria com o desenvolvedor europeu de drones e software FIXAR, para fornecer aos clientes serviços aéreos diferenciados de longa distância.

A partir de março, a Helisul vai gerenciar a venda, suporte e operação dos drones FIXAR 007. O drone compacto de asa fixa foi desenvolvido com alta tecnologia e tem capacidade de voo de mais de 60 quilômetros.

Isso permitirá serviços BVLOS estendidos para usuários corporativos no Brasil, sobretudo na agricultura, mineração, atividades de inspeção de infraestrutura e empresas de plataformas offshore cujas missões cobrem vastas áreas.

Embora o FIXAR 007 já tenha demonstrado sua resistência e capacidade em condições exigentes, como voos em montanhas de elevada altitude, seu desenvolvedor, com sede na Letônia, em breve superará as marcas alcançadas com o FIXAR 025 – um drone com uma carga útil de 10 quilos e capacidade de voo surpreendente de 300 quilômetros, que deve ser disponibilizado ao mercado ainda este ano.

Enquanto isso, a Helisul prestará serviços aéreos com o inovador FIXAR 007, uma aeronave híbrida de decolagem e pouso vertical (VTOL) de asa fixa que pode transportar uma carga útil de dois quilos por até uma hora a velocidades de 20 m/s – cerca de 30% mais rápido do que os equipamentos concorrentes.

Essa configuração oferece a conveniência de um quadcopter com o alcance e a eficiência de um drone de asa fixa – uma combinação perfeita de decolagens e pousos rápidos e fáceis em qualquer terreno sem a necessidade de paraquedas, catapultas ou outros acessórios; e a cobertura de distâncias para missões prolongadas com maior velocidade e eficiência.

Com base em sua profunda experiência e qualificações na aviação brasileira, a Helisul está apta a oferecer aos clientes corporativos no Brasil os excelentes recursos de desempenho proporcionados pelos drones FIXAR.

“Ao considerar parceiros brasileiros, a FIXAR reconheceu a reputação de segurança, qualidade e tecnologia da Helisul no mercado de aviação”, diz o chefe da divisão de drones da Helisul, Lucas Fontoura, acrescentando que a empresa também facilitará a obtenção de autorização dos órgãos reguladores para operar a aeronave em variadas situações.

“A FIXAR atestou nossa experiência e capacidade em obter a certificação para os drones utilizados e a autorização para realizar missões acima de 400 pés por meio da Agência Nacional de Aviação Civil.” À medida que a parceria Helisul-FIXAR solidifica suas atividades no Brasil, as empresas também irão avaliar maneiras de expandir os serviços de drones para outros países da região.

“A Helisul, com sua experiência de 50 anos na aviação, oferece tudo o que a FIXAR precisa para a expansão na região da América Latina”, diz Yulia Druzhnikova, co-fundadora da FIXAR e Diretora de Expansão Global, que aponta a excelência da Helisul em treinamento e manutenção de drones como outro impulsionador da parceria.

“Estamos felizes em contribuir com os drones VTOL da FIXAR, projetados para missões avançadas em ambientes desafiadores, para liberar todo o potencial do mercado latino-americano de drones e aumentar a segurança e a eficiência das operações.”

”A entrada da FIXAR no Brasil reflete os esforços contínuos da empresa para levar sua tecnologia inovadora de drones a um número crescente de países ao redor do mundo – um objetivo que a Helisul ajudará a alcançar no país e na região. Com essa parceria, o Brasil se junta aos Estados Unidos, Austrália, Japão, Coreia e países europeus e africanos como sede dos centros de distribuição da FIXAR”, afirma o superintendente executivo da Helisul, Humberto Biesuz.

“Estamos investindo fortemente nessa parceria FIXAR-Helisul para entregar a melhor tecnologia, drones mais avançados e segurança aos brasileiros em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil”.

Fonte: Aeroflap 16/02/2023

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo