A suíça Kopter, que trabalha no desenvolvimento de um novo helicóptero monoturbina, tem ampliado sua aposta no mercado brasileiro. A companhia starup que participou recentemente da Labace, confirmou sua presença no São Paulo Boat Show 2019, que acontece entre os dias 19 e 24 de setembro no Expo SP.

A empresa acaba de chegar ao Brasil e anunciou oficialmente que construir uma fábrica no país, assim como já fez nos Estados Unidos no início deste ano. O futuro SH09, que está em fase avançada de desenvolvimento, é um helicóptero com um volume de cabine comparável aos helicópteros biturbinas médios, com capacidade para até 8 passageiros, redundância de sistemas, velocidade de cruzeiro de 140 nós e alcance próximo aos 800 km.

Um dos destaques do SH09 é seu projeto contemplar amplo uso de materiais compostos na maior parte da estrutura primária, o que reduz peso e aumenta a resistência da aeronave. O mock-up em tamanho real estará em exibição durante o São Paulo Boat Show.

“Depois do sucesso da apresentação do helicóptero multimissão SH09 na Labace 2019, a maior feira de aviação executiva da América Latina, vamos levar o novo modelo para o universo náutico, onde estarão, além dos mais importantes fabricantes de lanchas, outras marcas importantes”, disse Gualter Pizzi, da Gualter Helicópteros, parceiro escolhido pela Kopter para trazer a marca para o mercado brasileiro.

O SH09 deve operar com poucas restrições na maior parte das embarcações com capacidade para receber helicópteros. Seu diferencial poderá ser pousar em helipontos com restrição de peso, limitado a aeronaves usualmente com cinco assentos, mas oferecendo até oito lugares e amplo espaço para bagagem.

Fonte: Aero Magazine 05/09/2019

  : aviacao-executiva, brasil