EntrevistasNotícias

Entrevista – Comandante Décio Corrêa, presidente da EXPOMARTE

Comandante Décio Corrêa fala um pouco sobre a EXPOMARTE, feira internacional de aviação que começa amanhã (5) no Aeroporto Campo de Marte – SP. O Cmte. fala também sobre suas impressões e expectativas sobre o mercado aeronáutico.

Nascido na cidade de São Paulo, apaixonado por aviação desde pequeno, entrou para aeronáutica e se tornou um ícone da aviação no Brasil.

Com mais de 16.000 horas de voo como piloto de teste e 634 shows aéreos no país e no exterior o Cmte. Décio Corrêa hoje escreve e tem uma coluna na Keep Flying e realiza ensaios de vôos para a Revista Asas.

Fundador e ex-presidente da Appa – Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves, Fundador de associações brasileiras como ABETAR – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional; CAB – Comissão Aerodesportiva Brasileira; ABEFAER – Associação Brasileira das Entidades de Formação Aeronáutica e Conselho Consultivo da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, entre outras; presidiu a Expo Air Exposições e Eventos, promotora da EAB Air Show e hoje preside a EXPOMARTE.

Quais as motivações para a realização da EXPOMARTE? Qual o grande objetivo da feira?

As motivações para a realização da Expomarte e Heliexpo são os mesmos de 25 anos atrás quando realizamos a Aero Sport em Sorocaba: – Dar ao Brasil uma grande feira aeronáutica á altura de sua expressão como nação continental. Esse é também o objetivo da Expomarte e Heliexpo agora.

Quais as novidades que a EXPOMARTE traz para o público em 2018?

Os anos de 2016, 2017 e ainda em 2018 as dificuldades do setor aeronáutica são muito severas. Assim mesmo haverão muitas novidades tanto em aeronaves, como em componentes e serviços.

Na sua opinião, de que forma a EXPOMARTE, nos moldes que se encontra hoje, potencializa o desenvolvimento do setor aeronáutico no país?

As feiras existem há mais de 2000 anos e seu principal objetivo ainda não foi modificado: colocar frente a frente quem fabrica com quem compra. Claro que houve mudanças tecnológicas e técnicas de marketing mais sofisticadas, porém, a essência continua a mesma.

No primeiro trimestre de 2018 houve um aumento de 19,7% de helicópteros entregues no mundo. Como esse aumento é recebido pela feira e, principalmente, pela HELIEXPO, evento simultâneo à feira que reúne grandes players internacionais do segmento de asas rotativas?

Realmente, o mercado de helicópteros com esse aumento de 19,7% está muito otimista. O Brasil e São Paulo especialmente são o terceiro maior mercado de helicópteros no mundo. Depois da Heliexpo dos Estados Unidos, com 750 empresas expositoras, este ano realizado em março em Las Vegas, pretendemos que a Heli Expo Brasil venha a se tornar no futuro a segunda maior feira de helicópteros no mundo.

Como presidente de uma grande feira de negócios e entusiasta do setor aeronáutico, quais as expectativas para o mercado de aviação em 2018?

Eu sou um eterno otimista. Apesar das crises de 2016, 2017 e 2018, acho que o setor deverá retomar o seu crescimento ainda em 2018, após a eleições.

 A EXPOMARTE acontece nos dias 5, 6 e 7 de Julho, das 11h às 20h, no PAMA/SP.

Botão Voltar ao topo