• Notícias
  • Anuário
  • Contato
  • Entrevistas
  • Estudos
  • Guia de Mercado
  • Sobre nós

Emirates testará combustível de aviação 100% sustentável


A Emirates e a GE Aviation assinaram um acordo preliminar (MoU) para o desenvolvimento de um programa que usará um Boeing 777-300ER da Emirates equipado com motores GE90 em um voo de teste, operando com combustível de aviação 100% sustentável até o final de 2022.

Atualmente, o combustível sustentável de aviação (SAF) aprovado para uso é uma mistura de combustível Jet A ou Jet A-1 derivado do petróleo e um componente SAF com limite máximo de mistura de 50%. Um dos especialistas em combustível da GE coordena uma força-tarefa internacional para desenvolver especificações padronizadas do setor para a adoção de SAF 100%, que não requer mistura com combustível de aviação convencional.

O voo de teste com SAF 100% representa um marco na colaboração entre a Emirates e a GE Aviation e visa mostrar como as aeronaves comerciais de grande porte, operando com combustível de aviação de fontes alternativas, podem reduzir as emissões de CO2 em todo o ciclo de vida em comparação com os combustíveis derivados do petróleo, sem gerar problemas operacionais.

O voo de demonstração é um dos esforços das duas empresas para reduzir as emissões de CO2, à medida que o setor busca aumentar o uso de SAF.

A Emirates terá a colaboração das autoridades para garantir as aprovações da certificação experimental e coordenará os requisitos pré e pós-voo com os fabricantes de fuselagem, unidade de potência auxiliar (APU) e fabricante original dos equipamentos (OEMs), além de trabalhar com os fornecedores de SAF na aquisição e logística de entrega.

Adel Al Redha, diretor de operações da Emirates, disse: "A Emirates assumiu o compromisso de apoiar iniciativas que ajudem a minimizar suas emissões de CO2, e já fez um grande progresso em termos de eficiência e conservação de combustível, além de avanços operacionais em diferentes áreas da nossa empresa. Nosso acordo com a GE Aviation promoverá o progresso do compromisso coletivo do setor de chegar a zero emissão, e esperamos continuar com esta colaboração. Nossa parceria com a GE Aviation para realizar o voo de teste será um passo importante para garantir a certificação de voos com SAF 100%."

Além do suporte ao cliente, a GE Aviation fará as análises técnicas necessárias para confirmar se os motores atendem às especificações de desempenho e fornecerá as instruções pré e pós-voo, conforme necessário.

"A GE Aviation se empenha para reduzir as emissões de CO2 da aviação comercial, incluindo o desenvolvimento de tecnologias para a frota em serviço e para o futuro da aviação. Esta colaboração com a Emirates é fundamental para o nosso trabalho de padronização global do SAF 100%, o que pode ser uma grande oportunidade de expansão do impacto do SAF no trabalho de redução de carbono da aviação", disse John S. Slattery, presidente e CEO da GE Aviation.

Todos os motores da GE Aviation podem operar com SAF aprovado, que é feito de óleos vegetais, algas, graxas, gorduras, resíduos, álcoois, açúcares, CO2 captado e outras fontes alternativas de matéria-prima. Com o uso de matérias-primas alternativas no lugar de combustíveis fósseis, é possível diminuir as emissões de CO2 durante a produção.

Fonte: Panrotas 16/11/2021

  : aviacao-comercial, internacional



MAIS LIDAS


Helisul Aviação inaugura mercado de drones de transporte de carga no Brasil | 29/04/2022


Avianca adquire a Viva Air às vésperas de operar no Brasil | 29/04/2022


Boeing confirma entrega do primeiro 777X para 2025 | 27/04/2022


Primeiro helicóptero movido a hidrogênio deve ser lançado em 2023 | 25/04/2022


Aeroporto Carlos Prates, em BH, ganha novo prazo para o fechamento | 27/04/2022


Airbus divulga 63 aeronaves entregues no mês de março | 08/04/2022


ANAC recebe primeiro pedido de certificação de balão brasileiro | 04/04/2022


Fluxo de passageiros aumenta 25% no Aeroporto de Maceió | 07/04/2022


ANAC publica normativo para operações aeromédicas | 02/04/2022


Latam pretende usar 5% de combustível renovável até 2030 | 06/04/2022


Enviar Notícia por E-mail

Newsletter

Receba Semanalmente a nossa newsletter por e-mail


Home

Guia de Mercado

O Instituto

Sobre nós

História

Seja um Parceiro

Política de Privacidade

Notícias

Mercado

Infraestrutura

Tecnologia

Indústria

Estudos

Anuários

Panoramas

Todos os direitos reservados © 2022

Mídia Kit - Anuário de Aviação


Confira nossas oportunidades de patrocínio para a 5ª edição do Anuário Brasileiro de Aviação Civil baixando nosso Midia Kit clicando aqui.

Check out our sponsorship opportunities for the 5th edition of the Brazilian Yearbook of Civil Aviation by downloading our Media Kit clicking here.