Deprecated: Constant FILTER_SANITIZE_STRING is deprecated in /home/httpwwwinstituto/public_html/n.php on line 4
Embraer terá parceria para desenvolver combustível sustentável - IBA | Instituto Brasileiro de Aviação


A Embraer e a Pratt & Whitney assinaram um memorando de entendimento para colaboração no desenvolvimento de pesquisas relacionadas a Combustível de Aviação Sustentável (SAF, na sigla em inglês).

A intenção do acordo é definir um programa de testes integrado para avaliação do SAF na família de aviões comerciais E-Jet E2, que são equipados com os motores da família GTF da Pratt & Whitney.

Os estudos devem permitir conhecer melhor a eficiência dos motores quando estiverem usando SAF, que possui características próximas do querosene de aviação (QAV). Hoje, seguindo os padrões técnicos elaborados pela ASTM International é possível abastecer aeronaves com uma mistura de 50% de SAF e 50% de querosene. A colaboração entre fabricantes aeronáuticos, fornecedores de combustível e agências reguladors permitirá a certificação da operação com 100% SAF.

O SAF que será utilizado pela Embraer nesses estudos é produzido a partir de matérias-primas renováveis, como óleo de cozinha usado ou resíduos sólidos urbanos, e podem reduzir as emissões de CO2 do ciclo de vida em até 80%, em comparação com o combustível fóssil.

Os dois fabricantes trabalham para cumprir a meta da indústria de transporte aéreo para reduzir para zero as emissões liquidas de CO2 até 2050.

Fonte: Aero Magazine 30/11/2021

  : aviacao-comercial, aviacao-geral, brasil