A China retomou a construção do Aeroporto Internacional Dalian Jinzhouwan,  na província de Liaoning, no nordeste do país. O projeto resultará no maior terminal construído sobre o mar do mundo, numa ilha artificial completamente aterrada na costa da cidade de Dalian, com 21 quilômetros quadrados. Quando for totalmente concluído, o aeroporto poderá receber até 70 milhões de passageiros por ano.

O novo aeroporto tinha sido anunciado inicialmente em 2012, com a construção do aterro tendo começado no ano anterior. Mas as obras foram paralisadas anos depois, ainda em fase de aterramento, em meio a uma polêmica quanto ao seu custo – que deve ultrapassar 5 bilhões de dólares (mais caro por ser um aeroporto aterrado) -, bem como a uma não priorização pelo governo central chinês. Mas agora o projeto foi incluído no plano prioritário de infraestrutura da China, que engloba mais de 30 aeroportos de grande porte. De acordo com o governo de Dalian, as obras devem ser reiniciadas ainda em 2021.

Ele vai substituir o Aeroporto Internacional Zhoushuizi, inaugurado em 1924, que chegou a receber quase 19 milhões de passageiros em 2018, após quatro obras de ampliação. Por causa da expansão da cidade, o aeroporto de Dalian agora está cercado por uma densa área urbana e não tem mais espaço para crescer.

Fonte: MelhoresDestinos 12/05/2021

  : aviacao-comercial, internacional