Após negociações entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a European Union Aviation Safety Agency (EASA), Brasil e a União Europeia simplificaram procedimentos para a aprovação de organizações de manutenção, eliminando redundâncias nas etapas de certificação e vigilância, a partir de 13 de março de 2023.
O processo de aprovação das mudanças contou com o envolvimento do Ministério das Relações Exteriores brasileiro e da Comissão Europeia (DG MOVE).
O Acordo sobre Segurança da Aviação Civil (BASA) teve seu Anexo B, bem como o procedimento de implementação MAG (Maintenance Annex Guidance) revisados. Foram feitos ajustes no MAG para esclarecimentos de temas como o processo de certificação, supervisão, auditorias de padronização (SIS) realizadas pela ANAC e pela EASA, treinamento e workshop com inspetores.
O Anexo B e o MAG revisados encontram-se disponíveis no site da ANAC, no endereço (clique aqui).
As organizações de manutenção localizadas no Brasil e já aprovadas segundo ao Acordo/MAG devem avaliar a necessidade de adaptação ao seu Suplemento EASA. Revisões ao Suplemento devem ser efetuadas dentro de um prazo de 90 dias após a publicação do MAG. Novas aprovações segundo o BASA/MAG deverão ser realizadas considerando os documentos revisados.
Informações da ANAC
Fonte: AeroIn 16/03/2023
: aviacao-comercial, aviacao-executiva, aviacao-geral, brasil, internacional
United Airlines quer desenvolver nova tecnologia de combustível sustentável de aviação usando etanol | 01/02/2023
Embraer entregou 159 aeronaves em 2022 | 17/02/2023
ATR e Pratt & Whitney anunciam parceria para operações com combustível 100% sustentável nos motores PW127 | 09/02/2023
ANAC certifica inteligência artificial que pousa o Cirrus Vision Jet em casos de emergência | 23/02/2023
Helisul anuncia parceria com a FIXAR para atender à crescente demanda por Drones no Brasil | 16/02/2023