A Airbus Defense and Space firmou parceria com o atual financiamento de capital da empresa americana Amprius Inc.00 Esses recursos impulsionarão ainda mais o desenvolvimento de baterias de nova geração baseadas na tecnologia Silicon Nanowire Anode (ânodo de nano-fios de silício).

O investimento da Airbus Defense and Space ajudará a impulsionar o desenvolvimento de uma maior capacidade de produção em termos de volume, além de células de maior densidade de energia para os programas aeroespaciais da Airbus Defense e Space, como as inovadoras iniciativas Zephyr High Altitude Pseudo Satellite e Urban Air Mobility.

“Esta parceria reforça o vínculo entre dois líderes de mercado – as baterias de última geração do mercado combinadas com o avançadíssimo programa HAPS (Pseudo Satélite de Alta Altitude). O Zephyr é o único que opera na estratosfera a uma altitude média de 70.000 pés movido exclusivamente a energia solar, fornecendo persistentes serviços locais semelhantes aos dos satélites e dando suporte a uma ampla gama de aplicações e tarefas”, disse Jana Rosenmann, Diretora de Sistemas Aéreos Não Tripulados da Airbus.

A Amprius foi a primeira a introduzir no mercado ânodos 100% de silício em baterias de íon de lítio em 2013, e a empresa fabrica as baterias comerciais de maior densidade de energia do setor. Entre os produtos e as plataformas de tecnologia da empresa estão o ânodo de nano-fios 100% de silício, ânodos compostos de grafite de silício, cátodos ricos em lítio e eletrólitos de alta tensão projetados para silício.

“Estamos extremamente satisfeitos por trabalhar com a Airbus e fornecer baterias para o programa Zephyr”, disse Jon Bornstein, COO da Amprius. “A incorporação das baterias de íon de lítio 100% à base de ânodo de nano-fios de silício da Amprius na plataforma Zephyr representa uma importante validação dessa tecnologia. Da mesma forma, nosso desenvolvimento de células de alta energia para o Urban Air Mobility trará empolgantes oportunidades em novos mercados de aviação”.

As baterias de alta densidade de energia da Amprius Inc. são usadas para smartphones, dispositivos wearables, drones, robótica, veículos aeroespaciais, transporte elétrico e equipamentos militares.

O Zephyr é o principal veículo aéreo não tripulado (UAV ou VANT) solar-elétrico estratosférico do mundo. Ele traz novos recursos de visualização, detecção e conexão para clientes comerciais e militares. O Zephyr tem o potencial de revolucionar a gestão de desastres, como no monitoramento da propagação de incêndios florestais ou de derramamentos de óleo. Ele proporciona vigilância persistente, rastreando o cenário ambiental mundial em constante mudança e poderá fornecer comunicações para as áreas mais desconectadas do mundo.

O Zephyr é ativado pela mais recente tecnologia de baterias. Tanto o aumento nos volumes de produção das baterias de nova geração quanto as pesquisas para desenvolvimento futuro serão usadas para promover o programa Zephyr e ampliar sua posição de líder de mercado.

Fonte: Aeroflap 04/11/2019

  : internacional