A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou em novembro um crescimento de 12,4% na movimentação de passageiros na comparação com o mês anterior, outubro. Entre os dias 1° e 30 de novembro, mais de 1,9 milhão de viajantes estiveram no aeroporto e os voos nacionais foram os mais procurados. Nesse período, foram registrados 14.632 pousos e decolagens (nacionais e internacionais). Segundo a empresa, apesar das restrições de entrada de brasileiros em mercados relevantes como Estados Unidos e União Europeia, o mês de novembro registrou uma movimentação que já é 60,4% dos voos realizados no mês de novembro de 2019.

As operações nacionais tiveram uma média de 58,9 mil passageiros por dia, com 416 pousos e decolagens. Esse volume representou um aumento de cerca de 17,1% quando comparado a outubro e significa uma retomada de 71% da movimentação quando comparado com o mesmo período do ano de 2019.

O tráfego internacional apresentou um aumento de 29,6% quando comparado com o mês de outubro, totalizando cerca de 7,2 mil passageiros transportados por dia. Destaque no mês de novembro para o regresso de voos regulares para a Argentina, principal destino internacional a partir de Guarulhos, e o fortalecimento de rotas para os Estados Unidos e Europa.

Atualmente o Aeroporto conta com 28 empresas nacionais e internacionais operando regularmente para 29 destinos internacionais, representando uma retomada de 58% quando comparado com os 50 destinos frequentemente operados antes da pandemia.

O GRU Airport conta com voos internacionais regulares para Addis Ababa (Etiópia), Amsterdã, Assunção, Atlanta, Bogotá, Buenos Aires, Cochabamba, Cidade do México, Cidade do Panamá, Dallas, Doha, Dubai, Frankfurt, Houston, Istambul, Lima, Lisboa, Londres, Madrid, Miami, Montevideu, Newark, Nova York, Paris, Porto, Santa Cruz de La Sierra, Santiago, Toronto e Zurique. Entretanto, está prevista a retomada de outras rotas internacionais, bem como a ampliação das frequências em operação.

CARGAS

Já o Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, administrado pela GRU Airport, movimentou cerca de 20.474 toneladas em novembro. Esse número representa um aumento de 9% quando comparado a outubro deste ano. Entre os itens mais transportados nesse período estão fármacos, partes e peças automotivas, têxtil, alimentos, maquinários, peças aeronáuticas e devido a sua malha aérea e conectividade, o aeroporto também vem se destacando na distribuição do comércio eletrônico.

Fonte: Panrotas 10/12/2020

  : aviacao-comercial, brasil