• Notícias
  • Anuário
  • Contato
  • Entrevistas
  • Estudos
  • Guia de Mercado
  • Sobre nós

ABEAR e IATA participam de seminário sobre o uso combustíveis sustentáveis na aviação


A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) participaram nesta segunda-feira (28) de um seminário promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para debater o panorama e as perspectivas do uso de combustíveis sustentáveis na aviação ou SAF (Sustainable Aviation Fuels).

Durante a abertura do evento, o Secretário Adjunto de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), João José da Nora Souto, destacou o trabalho realizado pelo órgão na criação políticas públicas para o desenvolvimento do BioQAV e a importância de que o Brasil se posicione com protagonismo neste processo.

“O esforço pela descarbonizarão abrange o desafio de introdução do SAF (Sustainable Aviation Fuels – Combustíveis de Aviação Sustentáveis) na nossa matriz energética. De modo que, nesse contexto de transição energética, estamos debatendo este importante tema neste seminário”, afirmou o secretário.

ABEAR e IATA

A participação de Souto foi sucedida pelo painel “Os desafios para a descarbonização do setor aéreo e para a introdução do SAF (Sustainable Aviation Fuels ) na matriz de transporte”, que contou com a presença de Jurema Monteiro, assessora de relações institucionais da ABEAR, e Marcelo Pedroso, diretor de Relações Externas da IATA, que apresentaram o impacto dos combustíveis nos custos das companhias aéreas e as projeções para o uso dos SAF no setor.

“Nós buscamos estar alinhados às demandas da sociedade e adotar com essa nova fonte de combustíveis, somada a outras iniciativas. Somos favoráveis à adoção da SAF no mundo todo e não é diferente aqui no Brasil. O SAF é necessário para atingir nossa meta de redução das emissões”, afirmou Jurema Monteiro, que ainda mencionou o trabalho junto ao Congresso Nacional no debate sobre do Projeto de Lei que discute a introdução de SAF no Brasil (PL 1873/21), de autoria do deputado Ricardo Barros (PP-PR).

Já Marcelo Pedroso, da IATA, apresentou o que já foi feito e os desafios para alcançar a descarbonizarão do setor aéreo até 2050.

“É uma meta ousada, mas viável, desde que consigamos fazer uma combinação de medidas. O modelo ideal é melhorar a eficiência operacional, que corresponde a uma pequena faixa de 3% das contribuições, seguir com medidas de melhoria tecnológica, que correspondem a 13%. Em torno de 19% dessa redução viria dos créditos de carbono e 65% das reduções viriam pelos combustíveis sustentáveis de aviação, o que é um esforço coletivo”, afirmou.

MME, MCTI E ANAC

Também participaram do painel Renato Cabral, coordenador-Geral de Biodiesel e Outros Biocombustíveis do MME, Eduardo Soriano, diretor do Departamento de Tecnologias Aplicadas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e Ricardo Dupont, coordenador de Meio Ambiente da Assessoria Internacional e de Meio Ambiente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Fonte: Aeroflap 30/11/2021

  : aviacao-comercial, brasil, internacional



MAIS LIDAS


Helisul Aviação inaugura mercado de drones de transporte de carga no Brasil | 29/04/2022


Avianca adquire a Viva Air às vésperas de operar no Brasil | 29/04/2022


Boeing confirma entrega do primeiro 777X para 2025 | 27/04/2022


Primeiro helicóptero movido a hidrogênio deve ser lançado em 2023 | 25/04/2022


Aeroporto Carlos Prates, em BH, ganha novo prazo para o fechamento | 27/04/2022


Airbus divulga 63 aeronaves entregues no mês de março | 08/04/2022


ANAC recebe primeiro pedido de certificação de balão brasileiro | 04/04/2022


Fluxo de passageiros aumenta 25% no Aeroporto de Maceió | 07/04/2022


ANAC publica normativo para operações aeromédicas | 02/04/2022


Latam pretende usar 5% de combustível renovável até 2030 | 06/04/2022


Enviar Notícia por E-mail

Newsletter

Receba Semanalmente a nossa newsletter por e-mail


Home

Guia de Mercado

O Instituto

Sobre nós

História

Seja um Parceiro

Política de Privacidade

Notícias

Mercado

Infraestrutura

Tecnologia

Indústria

Estudos

Anuários

Panoramas

Todos os direitos reservados © 2022

Mídia Kit - Anuário de Aviação


Confira nossas oportunidades de patrocínio para a 5ª edição do Anuário Brasileiro de Aviação Civil baixando nosso Midia Kit clicando aqui.

Check out our sponsorship opportunities for the 5th edition of the Brazilian Yearbook of Civil Aviation by downloading our Media Kit clicking here.