O 9° Anuário Brasileiro de Aviação já está disponível e pode ser acessado gratuitamente clicando AQUI.
A mais nova edição conta com conteúdos exclusivos mais que especiais para nós do IBA. No primeiro capítulo, bem como no nosso evento de lançamento, apresentamos entrevista exclusiva com o Cmte. Francisco Lyra, presidente do IBA, sobre a iniciativa TransplantAR Aviação Solidária, que busca o transporte de órgãos para transplante através da Aviação Geral/Executiva, já aprovado no início de setembro no estado de São Paulo. Temos também uma entrevista com o presidente da ANAC, Tiago Pereira, sobre o programa Asas Para Todos, assim como um texto, aliado a dados da nossa parceira ForwardKeys, tratando da situação dos aeroportos no Sul do país após as enchentes de abril e o fechamento do Salgado Filho em maio. Ainda no Capítulo 1, o Instituto trouxe um panorama geral da situação de cabotagem aérea, o programa “Voa Brasil”, Combustível Sustentável (SAF), eVTOLs e o futuro da pulverização aérea no Brasil.
No segundo capítulo, O Mercado de Insumos da Aviação Civil, trouxemos dados sobre a indústria, entregas de aeronaves, o mercado de combustível, organizações de manutenção e uma detalhada análise sobre os Recursos Humanos da Aviação Civil, com o número de profissionais do setor por profissão, gênero e divisão de salários.
No capítulo 3, o Instituto apresenta dados de frota e operações divididos entre a Aviação Comercial, Geral e Experimental. A análise é acompanhada de um estudo sobre a conectividade de aeroportos e do número de aeródromos públicos e privados. Os detalhamentos de frota estão distribuídos por situação de aeronavegabilidade, região, categoria de voo, fabricante, entre outros.
No capítulo 4, é apresentado o transporte de pessoas e de cargas das companhias aéreas, bem como uma análise do perfil das cargas importadas e exportadas pelo meio aéreo.
E por mais um ano, nosso parceiro ADB Brasil traz o capítulo 5 cada vez completo sobre atividades aerodesportivas, trazendo nesta edição a abertura do único CIAC de Balonismo do Brasil e o processo da certificação de tipo do primeiro Balão a ar quente desenvolvido no Brasil, iniciado em 2022.
O IBA gostaria de relembrar que o material é gratuito e já está disponível.