O Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, anunciou na última terça-feira (14), em uma publicação nas redes sociais, que o aeroporto do município, localizado no interior de São Paulo, está próximo de ser internacionalizado.
O processo foi iniciado em fevereiro de 2024, por meio do Ministério dos Portos e Aeroportos, após uma reunião em Brasília. Na ocasião, foram dadas as garantias e comprometimentos que serão decisivos para que a internacionalização do aeródromo saia do papel, uma antiga reivindicação de diversos setores da cidade e, principalmente, da aviação local.
O terminal receberá um posto da Polícia Federal para emissão de passaportes e um curso de manutenção de aeronaves na Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Sorocaba.
Em entrevista à rádio Cruzeiro FM, na ocasião do anúncio inicial, Manga disse que defende a criação de linhas para voos comerciais para outras cidades do país. “A ideia é que, se tudo der certo, Sorocaba tenha voos diretos para outras cidades. (…) Seria outra grande conquista em prol do desenvolvimento e dos interesses da população da região de Sorocaba”.
Atualmente, os passageiros precisam se deslocar para Campinas (VCP) ou para o aeroporto de Congonhas (CGH), na capital paulista, para terem acesso a voos comerciais.